Manuel bandeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

* Vida, obra e contextualização histórica
* Análise Poética
* BibliografiaVida, obra e contextualização histórica

Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho (1886-1968) nasceu em Recife (PE), estudou no Rio de Janeiro, transferindo-se depois para São Paulo, ondeiniciou o curso de Engenharia, que não pôde concluir por ter contraído tuberculose, que na época ainda não tinha cura. Foi tratar-se na Suíça em 1913, o que o pôs em contato com vários escritores francesespós-simbolistas. Entre 1916 e 1922 morreram os seus parentes mais próximos (mãe, irmã, pai e irmão), e certa familiaridade com a morte marca toda a sua obra. Bandeira trabalhou como professor durantealgum tempo, mas dedicou a maior parte de sua vida aos livros. Além de escrever poesia, organizou diversas obras e antologias.
Os primeiros poemas do autor, publicados em "Cinza das horas" e"Carnaval", são intimistas, ligados ao movimento "crepuscular" (espécie de Simbolismo tardio) ou ainda influenciados pela poesia parnasiana. Obedecendo à forma tradicional, o poeta demonstra tristeza econtenção no poema "Desencanto".
Com a eclosão do Modernismo, Bandeira assumiu uma liberdade de construção poética que torna sua obra uma das mais originais de nossa literatura. Em "Libertinagem" opoeta passa da dimensão individual para a social e cultural, marcada por negativas e fugas - exemplificado por "Poética" e "Vou-me embora para Pasárgada".
O caráter geral de sua poesia é marcado aindapelo tom confidencial, pelo desejo insatisfeito, pela amargura e por referências autobiográficas relacionadas com a sua doença, com os lugares onde morou e com a família. Profundo conhecedor da técnicade composição poética por vezes aproveita-se das formas clássicas ou faz incursões às formas mais radicais das vanguardas sem perder a marca de absoluta simplicidade, predominante em sua obra....
tracking img