Manuel bandeira

Biografia
Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho, mais conhecido como Manuel Bandeira nasceu em Recife no dia 19 de abril de 1886. Filho de Manuel Carneiro de Souza Bandeira e Francelina Ribeiro deSouza Bandeira. Em 1890 a família se transfere para o Rio de Janeiro e a seguir para Santos - SP e, novamente, para o Rio de Janeiro.
Em 1892 a família volta para Pernambuco. Manuel Bandeirafrequenta o colégio das irmãs Barros Barreto, e, como semi-interno, o de Virgínio Marques Carneiro Leão. A família mais uma vez se muda de Recife para o Rio de Janeiro, em 1896. Bandeira cursa o Externato doGinásio Nacional (atual Colégio Pedro II) e um de seus professores foi o também escritor José Veríssimo.
Em 1903 a família se muda para São Paulo onde Bandeira se matricula na Escola Politécnica,pretendendo tornar-se arquiteto. Estuda também, à noite, desenho e pintura com o arquiteto Domenico Rossi no Liceu de Artes e Ofícios e começa a trabalhar nos escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana,da qual seu pai era funcionário.
No final do ano de 1904, o autor fica sabendo que está tuberculoso, abandona suas atividades e volta para o Rio de Janeiro. Em busca de melhores climas para suasaúde, passa temporadas em diversas cidades: Campanha, Teresópolis, Maranguape, Uruquê, Quixeramobim.
Em 1910 entra em um concurso de poesia da Academia Brasileira de Letras, mas não ganha o prêmio. Lê,então, Charles de Guérin e toma conhecimento das rimas toantes que empregaria em Carnaval. Sob a influência de Apollinaire, Charles Cros e Mac-Fionna Leod, escreve seus primeiros versos livres, em1912.
A fim de se tratar no Sanatório de Clavadel, na Suíça, embarca em junho de 1913 para a Europa. No mesmo navio viajam Mme. Blank e suas duas filhas. No sanatório conhece Paul Eugène Grindel, quemais tarde adotaria o pseudônimo de Paul Éluard, e Gala, que se casaria com Éluard e depois com Salvador Dali.
Em virtude da eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, volta ao Brasil em outubro....
tracking img