Manual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Você sabe o que está comendo?

Manual de orientação aos consumidores Educação para o Consumo Saudável
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

Rotulagem Nutricional Obrigatória
Manual de orientação aos consumidores Educação para o consumo saudável

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Alimentos Universidade de Brasília Departamento deNutrição

É permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte. www.anvisa.gov.br Brasília – DF – 2008

“Esta publicação foi realizada como parte das atividades de parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC)/ Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (NUT-UnB). Não é permitida acomercialização”.

Ficha Catalográfica Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação aos consumidores Alimentos / Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Universidade de Brasília – Brasília: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária / Universidade de Brasília, 2005. 17p. ISBN: 85-88233-18-5 1. Alimentos. 2. Consumidor. 3. Rotulagem de Alimentos. I. AgênciaNacional de Vigilância Sanitária (Brasil). II Convênio ANVISA / UnB. Departamento de Nutrição.

Apresentação

Nesse manual vamos conhecer algumas legislações que se referem à ROTULAGEM DE ALIMENTOS. O objetivo maior é estimular que você e a sua família leiam e entendam as informações veiculadas nos rótulos dos alimentos. Isso tudo para contribuir com a melhoria da sua saúde e qualidade de vida. Osrótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos. Dados recentes levantados junto à população que consulta o serviço Disque-Saúde do Ministério da Saúde demonstram que aproximadamente 70% das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento dacompra, no entanto, mais da metade não compreende adequadamente o significado das informações. Com a publicação das normas que tornam obrigatória a declaração do conteúdo nutricional dos alimentos, denominada de rotulagem nutricional, as informações contidas nos rótulos passam a ser ainda mais complexas, exigindo maior habilidade do consumidor para interpretá-las e entendê-las.

Manual de Orientaçãoaos Consumidores - Educação para o Consumo Saudável - 5

Divulgar as informações e seu correto significado motivou a publicação deste manual dirigido especificamente aos consumidores. O propósito é facilitar a compreensão dos termos usados na rotulagem de alimentos, aumentando seu potencial de proteção e promoção da saúde. A expectativa é que o material possa ser adotado como instrumento deorientação e capacitação pelos diversos segmentos da população e desperte, ainda mais, o interesse pela busca do consumo e escolha mais saudável de alimentos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde doconsumidor.

6 - Manual de Orientação aos Consumidores - Educação para o Consumo Saudável

Rótulo de Alimentos
O rótulo do alimento é uma forma de comunicação entre os produtos e os consumidores. Vejam algumas informações que sempre devem estar presentes nos rótulos e são importantes que você as identifique:
Lista de Ingredientes Informa os ingredientes que compõem o produto. A leitura dessainformação é importante porque o consumidor pode identificar a presença de termos, como açúcar, sacarose, glicose, ou outros tipos de açúcar, como a dextrose. Obs 1: Alimentos de ingredientes únicos como açúcar, café, farinha de mandioca, leite, vinagre não precisam apresentar lista de ingredientes. Obs 2: A lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente é aquele...
tracking img