Manual pop controle de pragas

Procedimentos padrões para empresas controladoras de pragas.









[pic]




MANUAL POP

(PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO)

DO CONTROLE DE INSETOS E ROEDORES


Programa Integrado de Controle de Pragas













POLÍTICA DA QUALIDADE




A Política de Qualidade da nossa empresa é fornecer serviços de uma qualidade que exceda as necessidades eexpectativas iniciais e regulares dos nossos clientes.

Todos os nossos serviços devem seguir as leis e as normas governamentais estabelecidas e a política corporativa da saúde, segurança e meio ambiente.

Devemos adotar o princípio da "Prevenção" e para tanto devemos utilizar todas as técnicas gerenciais que as fizerem necessárias.

O treinamento contínuo nos levará a um melhor aprimoramento donível dos nossos funcionários e fatalmente a uma melhor produtividade e qualidade dos nossos serviços.

A Qualidade em nossa empresa deverá ser vista como Responsabilidade de Todos, sendo que nossa meta é "100% de Satisfação de Nossos Clientes", com liderança em qualidade e preços justos para todos os nossos serviços.


A Diretoria










|1- INTRODUÇÂO|


Na prática, o programa visa antecipar e prevenir as atividades e infestações das pragas combinando diversas estratégias. A principal meta e reduzir a população infestante a níveis toleráveis dentro das habitações humanas e os focos no meio exterior, promovendo sempre o uso mais racional deprodutos químicos.



|2 – OBJETIVO |

O objetivo deste manual é estabelecer Normas e Procedimentos para assegurar um controle de pragas eficiente, através da implantação de um programa que inclua todos os princípios que regulam ou limitam uma população naturalou artificial de insetos e roedores.

Para a sua implantação e execução torna-se imprescindível a adoção de 4 componentes como educação, aplicação, meio ambiente e Controle de Qualidade que aliados, formam a estrutura do programa.


































||
|3 – ESTRUTURA DO PROGRAMA |


Programa Integrado de Controle de Pragas

FLUXOGRAMA
























É formado por 04 componentes que abaixo descrevemos


EDUCAÇÃO


Esclarecer e orientaros usuários do ambiente, diretamente ou através dos departamentos competentes, sobre a necessidade de controlar a população de insetos e roedores, mostrando os riscos que os mesmos trazem a saúde do homem e o prejuízo que causam.

A “SANIDET” oferece palestras, vídeos e informativos dirigidos aos usuários, elaborados por profissionais da área de nutrição, química, biologia e segurança dotrabalho.

AMBIENTE

A supressão de certas condições que favorecem a invasão, abrigo e desenvolvimento das pragas são pontos chave no sucesso do programa.

É essencial providenciar a adequação do ambiente, orientando sobre a utilização de lixeiras, colocação de telas nas janelas e portas, dimensionamento do sistema de captação de esgoto e evitando a guarda de alimentos em gavetas e locaisinadequados.

As informações serão fornecidas ao usuário local e ao responsável pelo programa através de relatórios.



APLICAÇÃO QUÍMICA

Ao contrário do que se preconiza, a solução para o controle de pragas não deve se basear em aplicações químicas, apesar de ser um item importante, devem ser encaradas como um acessório às medidas acima mencionadas.

Com a adoção do programa e com base em...
tracking img