Modelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE ANGLO AMERICANO - FAA












RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO EXPERIMENTO:
MODELAGEM DA RESPOSTA DE PRESSÃO A BARRA E REFORÇAMENTO CONTÍNUO (CRF)



Acadêmicas:
Ana Claudia Falaschi
Brenda de Oliveira Mello





MARÇO/2013

RESUMO



O objetivo desse experimento foi fazer com que o ratopressionasse a barra e obtivesse água sem a nossa interferência com a chave de controle na posição automática. Para a realização do experimento foi utilizado um sujeito, que é um rato da raça Wistar do sexo masculino de aproximadamente noventa dias, com nível de privação de água de vinte e quatro horas, com histórico experimental. O aparelho utilizado no experimento foi a caixa de Skinner (localonde o sujeito era observado). Os procedimentos iniciais realizados foram a verificação do funcionamento de toda a caixa de Skinner, logo em seguida, o rato foi posto em sua caixa de observação. Já na primeira e na segunda tentativa o sujeito tocou a barra, da terceira até a quinta tentativa o sujeito farejou a barra, e da sexta a décima tentativa o sujeito tocou a barra.I. INTRODUÇÃO


O autor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner conduziram trabalhos pioneiros na psicologia experimental e foi o propositor do Behaviorismo Radical, (abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do indivíduo). A base do trabalho de Skinner refere-se acompreensão do comportamento humano através do comportamento operante (Skinner dizia que o seu interesse era em compreender o comportamento humano e não manipulá-lo). O trabalho de skinner é o complemento e o coroamento de uma escola psicológica. Skinner adotava práticas experimentais derivadas de física e outras ciências. Outros importantes estudos do autor referem-se ao comportamento verbal humano ea aprendizagem.
Em 1932, B. F. Skinner, da Universidade de Harvard relatou uma de suas observações, sobre o comportamento de pombos e ratos brancos. Para seus experimentos Skinner inventou um aparelho que depois de passar por modificações é hoje muito conhecido e utilizado nos laboratórios de psicologia, chamado como Caixa de Skinner. 
A modelagem consiste em reforçar as aproximaçõessucessivas tendo por fim um comportamento desejado, sendo por isso a modelagem também chamada “método das aproximações sucessivas” é o método pelo qual através do reforçamento positivo instalam-se novas respostas por meio de um processo gradativo de aprendizagem tendo como objetivo um comportamento terminal.
De acordo com SKINNER (2003, p.103) “assim, o comportamento é fracionado para facilitar aanálise. Estas partes são as unidades que consideramos e cujas freqüências desempenham um importante papel na busca das leis do comportamento”. Assim fizemos em nosso experimento modelamos o sujeito continuamente até que ele mesmo conseguisse obter a água.










II. MÉTODOLOGIA

II. I Sujeito
No experimento havia apenas um sujeito, Rattus Novergicus, raça Wistar, macho deaproximadamente três meses, sem histórico experimental, com privação de água de 24horas.

II. II Aparelhos

A caixa de Skinner é uma gaiola experimental, ela possui a barra, bebedouro, caixa de controle e a bandeja coleta de urina e fezes. Quando o rato aperta a barra sob as condições fornecidas pelo experimentador, uma gota de água é liberada no bebedouro. Após o rato ter fornecido essaresposta o experimentador pode colocar o comportamento do rato sob o controle de uma variedade de condições de estímulo. Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato. Êxito nesses esforços levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os...
tracking img