Manual de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS ASMEC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA






RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA
ÁREA DE RECURSOS HUMANOS





RAYZA TAPETES E LINHAS LTDA





FILIPE BUENO BATISTA GOMES









ASMEC
OURO FINO - MG
2013

FILIPE BUENO BATISTA GOMES





RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO





RAYZA TAPETES E LINHAS LTDARelatório Final do Estágio Supervisionado,
Realizado na empresa ............................., apresentado ao Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, sob orientação do Prof João Delbin.


ASMEC
OURO FINO - MG
2013

FACULDADES INTEGRADAS ASMEC
RAYZA TAPETES E LINHAS LTDA







RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO






FILIPE BUENO BATISTA GOMESAprovação em: ____/____/____

Nota: ______________________


Prof. .......................................

ASMEC
OURO FINO - MG
2013

1 - Introdução

A importância do estagio supervisionado está em criar oportunidade para que o aluno aprofunde conhecimentos e habilidades em sua área de interesse.
O objetivo do estagio curricular é oferecer ao aluno,dentro do seu campo profissional, a experiência do aprender na prática, permitindo assim um complemento do ensino teórico.
A principal meta deste relatório é mostrar as atividades desenvolvidas na realização do meu estagio curricular na área de Recursos Humanos, que foi executado na empresa Rayza Tapetes e Linhas Ltda; localizada em Inconfidentes – MG; onde busquei colocar em praticameus conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo atitudes profissionais através de supervisão.




























2 – ANÁLISE DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS



2.1 Evolução Histórica na Área de Recursos Humanos


Planejar a área de recursos humanos hoje é fundamental, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente e rigorosocom as organizações. Não há mais espaço para as empresas que seguem modelos de gestão antiquados. As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas, de uma certa forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores, dirigentes e entre outras. O equilíbrio dinâmico entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão maisrápidas, constantes e significativas.
A administração de recursos humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a interação do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. “É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal” (GIL,1999, p.13).
Na visão de Toledo (1999), pode ser definida como a área de estudos e atividades que lida com os aspectos relativos ao elemento humano em geral, nas organizações. Ou seja, a área que trata dos problemas de pessoal, de qualquer agrupamento humano organizado. Assim, pode-se dizer que a administração de recursos humanos consiste no planejamento da organização, no trabalhocom pessoas, em ter sensibilidade no ato de gerenciar as ideias dos colaboradores com benefícios do trabalho da empresa. É uma área multidisciplinar que envolve vários conhecimentos em diversas áreas.
No Brasil, ela data de 1930, quando surgiram as primeiras leis trabalhistas. A partir desta fase, passa a existir a figura do "Chefe de Pessoal". Dele esperava-se o conhecimento dalegislação trabalhista, pois mantinha atualizados os registros, os quadros e as relações exigidas por lei, visando evitar problemas para o empregador. Nesta época, achava-se que o homem ideal para a área de RH era o bacharel em Direito. Nos anos de 60 e 70, predominou a escola de relações humanas, onde reconheceu a importância de levar o gerente de linha a exercer adequadamente seu papel constituindo a...
tracking img