Manual da dre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual para Demonstração de Resultado do Exercicio – DRE.

A demonstração do resultado do exercício fornece um resumo financeiro dos resultados das operações financeiras da empresa durante um período específico. Normalmente, a demonstração do resultado (DRE) cobre o período de um ano encerrado em uma data específica, em geral 31 de dezembro do ano calendário. Algumas grandes empresas, noentanto, operam em um ciclo financeiro de 12 meses, ou ano fiscal, que se encerra em outra data, diferente de 31 de dezembro. CONCEITO Também denominada Demonstração da Dinâmica Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício evidencia, de uma forma estruturada, os componentes que provocaram a alteração na situação líquida patrimonial em determinado período. Para ao levantamento do BalançoPatrimonial as contas de resultado são encerradas debitando-se, uma a uma as contas de receitas (natureza credora)e creditando-se, uma a uma, as contas de custos/despesas (natureza devedora), pelo valor de seus respectivos saldos, tendo como contrapartida , em ambos os casos, uma conta transitória que denominamos “RESULTADO DO EXERCÍCIO”. Do resultado são retirados os valores referentes a provisão paraimposto e às participações de debenturistas, empregados, empregadores e partes beneficiárias nos lucros para, finalmente, esta conta ser encerrada mediante a transferência de seu saldo para os lucros ou prejuízos acumulados. A Demonstração do Resultado do Exercício é, tão somente, a estruturação, ordenação da movimentação desta conta que transitoriamente recebe todas as receitas custos/despesas.OBJETIVO O objetivo da DRE é fornecer aos usuários das demonstrações financeiras da empresa os dados básicos e essenciais da formação do resultado do exercício (lucro ou prejuízo). OBRIGATORIEDADE É uma demonstração obrigatória, conforme determina o art. 175 da Lei n.º 6.404/76.

CONTEÚDO A Lei atual define o conteúdo da Demonstração do Resultado do Exercício, que deverá ser apresentado na formadedutiva, com os detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas e definindo claramente o lucro ou prejuízo líquido do exercício, e por ação, sem confundir-se com a conta de Lucros Acumulados, onde é feita a distribuição ou alocação do resultado O art. 187 determina que na sua estrutura deve ser da seguinte maneira:
• • • • • • • • • • • •

Receita Bruta de Vendas de Produtos eServiços, nada mais é do que o faturamento bruto da entidade. Deduções da Receita Bruta, são as devoluções, abatimentos e impostos incidentes sobre as vendas. Receita Líquida de Vendas e Serviços: é o resultado das deduções da receita bruta. Custos dos Produtos Vendidos e dos Serviços Prestados: é o conjunto dos custos atribuíveis à produção ou aquisição de bens e geração de serviços. ResultadoBruto: são as vendas líquidas menos os custos para a sua obtenção. Despesas Operacionais: são as despesas referentes à atividade da empresa e que não se confundem com o custo de produção. Dividem-se em: Despesas de Vendas, Administrativas e Despesas e Receitas Financeiras. Resultado Operacional: é a resultada bruta menos a despesa operacional. Despesas ou Receitas não Operacionais: são as despesas oureceitas que não decorrem do objetivo social da empresa. Lucro ou Prejuízo Líquido antes dos Impostos: é o resultado obtido antes das provisões dos impostos. Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social: é a provisão feita para o Imposto de Renda e Contribuição Social. Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício: é o resultado liquido obtido no período. Lucro ou Prejuízo por Ação: é o lucro ouprejuízo líquido do exercício dividido pelo total de ações do capital.

Exemplo: DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 1 Receita Operacional Bruta 1.1 1.2 1.3 2.1 2.2 2.3 Vendas de Produtos ou de Mercadorias Prestação de Serviços Outras Receitas Operacionais Devoluções de Produtos ou de Mercadorias Abatimentos Concedidos Incondicionalmente Impostos Incidentes sobre Vendas

2 Deduções da...
tracking img