Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cantava a Cigarra
Em dós sustenidos
Quando ouviu os gemidos
Da Formiga
Que, bufando e suando,
Ali, num atalho,
Com gestos precisos,
Empurrava o trabalho;
Folhas mortas, insetos vivosMillôr Fernandes

Trabalhar é criar vida!
O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza para obter sustento e bem-estar, criando entreas pessoas as relações sociais que marcam o cotidiano. No entanto, às vezes o trabalho é algo penoso, forçado, um esforço obrigatório, pouco reconfortante. Isso pode ser percebido na origem da palavratrabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se castigavam os escravos no tempo do Império Romano.
O trabalho hoje
O que chamamos de trabalho hoje?
- O esforço do serhumano para sobreviver. Trabalho é meio de sobrevivência.
- A atividade produtiva assalariada, definindo as pessoas como produtivas (assalariadas) ou improdutivas (crianças, idosos, doentes,aposentados, pensionistas, desempregados).
- As atividades ligadas aos serviços sociais de comércio, lazer, segurança, saúde, educação etc.
A sociedade está assim dividida em classes. Os trabalhadores querecebem remuneração pela força de trabalho estão na base.

O trabalhador... sempre!
Trabalhador também se chama operário, que vem de opera em latim, isto é, obra. Nada mais emocionante do queparar para ver um trabalhador em atividade: o calceteiro que examina a pedra para descobrir seu "rosto", antes de assentá-la; o carregador que retesa os músculos e faz uma verdadeira ginástica paracolocar o fardo na cabeça; o pedreiro que nivela o reboco com capricho; o ferreiro que sabe dosar a martelada para dar à peça a forma desejada; a cozinheira que coloca o tempero na medida certa e mexe eremexe a comida na panela; a agilidade da rendeira; a habilidade da bordadeira; a delicadeza da ceramista... São gestos belos, dignos e criativos. É a dignidade do trabalho que transforma e dá mais...
tracking img