Manteiga x margarina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Porque a manteiga é melhor
 
[pic] 
Informativo 21 jan 2010.
(Why Butter Is Better, Portuguese Translation)

Quando os representantes da indústria de alimentos com aditivos e os defensores da agroindústria alimentar perceberam ser impossível frear o interesse crescente do povo americano por nutrição e alimentos saudáveis, sentiram-se ameaçados de perder - a longo prazo - seu monopólio, umdos maiores dos Estados Unidos. Conseguiram então, de forma sinistra, infiltrar-se no movimento popular, para desvirtuar a informação passada ao grande público.

Afirmar que as gorduras naturalmente saturadas, de origem animal, eram a causa das doenças cardíacas contemporâneas e do flagelo do câncer, foi o carro-chefe dessa campanha de desinformação. A manteiga serviu de saco de pancadas para oataque e foi acusada de crimes terríveis. Os Dictocratas da Dieta nos disseram ser preferível usar a margarina polinsaturada - conselho esse seguido pela maioria dos americanos. A manteiga simplesmente desapareceu de nossas mesas, rejeitada como malfeitora.

Tal fato poderia surpreender muitas pessoas mundo afora, pois há milênios a manteiga tem sido apreciada por suas propriedades de darsustento à vida. Quando o Dr. Weston Price estudou as dietas primitivas, nos anos 1930, constatou ser a manteiga um dos alicerces da alimentação de muitos povos extremamente sadios.1

Sobre os altares das igrejas, os habitantes de vilarejos isolados da Suíça colocavam uma tigela com manteiga, munida de um pavio; essa manteiga queimava durante o ano inteiro, como um sinal do seu espírito divino. Aspopulações árabes também davam grande valor à manteiga e, em especial, àquela de profunda cor amarelo-alaranjada, produzida pelos rebanhos que pastavam o capim verde da primavera e do outono.

A sabedoria popular americana reconhecia que as crianças criadas com manteiga eram robustas e resistentes, enquanto as alimentadas com leite desnatado, durante seus anos de crescimento, eram pálidas, magras etinham o rosto minguado. 2

Será que a manteiga causa doença? Pelo contrário, a manteiga nos protege contra muitas doenças.

MANTEIGA & DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Doenças do coração eram raras nos Estados Unidos no final do século XIX. Entre 1920 e 1960 a incidência da doença cardíaca cresceu vertiginosamente, até se tornar a assassina número um da América. No mesmo período, o consumo demanteiga despencou de dezoito para quatro libras [ 8,16 para 1,81 kg ] - por pessoa, ao ano. Não é preciso ser doutor em Estatística para concluir não ser a manteiga a causa dessas enfermidades.

Na realidade, a manteiga contem muitos nutrientes que nos protegem das doenças cardíacas. Entre todos, a vitamina A deve ser destacada, pois é necessária para a saúde das glândulas tireóide e supra-renais,que desempenham um papel importante no funcionamento do coração e do sistema cardiovascular. Anormalidades do coração e dos vasos sanguíneos são observadas em bebês nascidos de mães com deficiência de vitamina A.

A manteiga é a melhor fonte de vitamina A, e a de mais fácil absorção, que podemos encontrar na América.

A manteiga contém lecitina, uma substância necessária para a perfeitaassimilação e para o metabolismo do colesterol e dos outros componentes das gorduras. Contem ainda muitos antioxidantes, protetores contra os danos causados pelos radicais livres que enfraquecem as artérias; na manteiga encontramos a vitamina A e a vitamina E, de poderosa função antioxidante.

A manteiga é uma fonte muito rica de selênio, um antioxidante vital. E contem, por grama, mais selênio do queo germe de trigo e o arenque.

A manteiga é também uma boa fonte alimentar de colesterol. O quê?? O colesterol é antioxidante?? Sim Senhor: colesterol é um potente antioxidante, vertido no sangue quando ingerimos demasiados radicais livres - em geral, provenientes das gorduras estragadas e rançosas encontradas nas margarinas e nos óleos vegetais altamente processados.3
Segundo um resumo do...
tracking img