Manteiga x margarina & gordura trans

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de biologia:







Manteiga X Margarina
& Gordura Trans

































Manteiga: é o produto derivadodo leite, obtido por meio do batimento do creme de leite (nata), rica em gorduras e colesterol.
[pic]

Margarina: obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais. Ela é rica em gordura trans.[pic]

Tanto a gordura saturada presente na manteiga, quanto a gordura trans presente na margarina, ficam retidas nas paredes dos vasos sanguíneos.



















Gorduratrans: começou a ser usada em larga escala nos anos 80, para dar mais gosto, melhorar a consistência e até aumentar o prazo de validade de alguns alimentos. Ela é formada quando hidrogênio éadicionado aos óleos vegetais, fazendo o óleo ficar mais sólido, ou seja, são formadas a partir da saturação de óleos, um processo artificial.O acúmulo de gordura trás e/ou saturadas nos vasos sanguíneos pode causar doenças, como: aterosclerose, um fenômeno que tem início numa fase precoce da vida eprogride silenciosamente durante anos, e que habitualmente já está avançando no momento em que aparecem s primeiras manifestações clínicas. Outros exemplos são o enfarte do miocárdio, o acidente vascularcerebral e a morte, que são frequentemente súbitas e inesperadas.



Opinião de um especialista:

“A gordura trans se transforma diretamente em colesterol ruim, o famoso LDL. " Um estudo daUniversidade de Harvard indicou que a margarina contribuiu para um aumento em 53% na incidência de doenças cardíacas em mulheres".
Por outro lado, a manteiga é de origem animal e deriva do leite.Apesar de possuir gordura saturada e ser calórica, no organismo humano ela serve como fonte de energia e produção de hormônios, entre outros benefícios. Ela cita, ainda, que alguns estudos mostram que...
tracking img