Tecido conjuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Conjuntivo

              Os tecidos conjuntivos são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz extracelular) que conecta e liga as células e órgãos, dando, desta maneira, suporte ao corpo.
        Diferente de outros tipos de tecidos (epitelial, muscular e nervoso), que são formados principalmentepor células, o principal constituinte do tecido conjuntivo é a matriz extracelular. As matrizes extracelulares consistem em diferentes combinações de proteínas fibrosas e de substância fundamental: Fibras, predominantemente compostas de colágeno, constituem tendões, aponeuroses, cápsulas de órgãos, e membranas que envolvem o  sistema nervoso central (meninges). As fibras também constituem astrabéculas e paredes que existem dentro de vários órgãos, formando o componentes mais resistentes do estroma (tecido de sustentação) dos orgãos. As fibras do sistema elástico por sua vez apresentam características funcionais variáveis, podendo oferecer resistências ou elasticidade aos tecidos. A substância fundamental é um complexo viscoso e altamente hidrofílico de macromoléculas aniônicas(glicosaminoglicanos e proteoglicanos) e glicoproteínas multiadesivas (lamina, fibronectina, entre outras) que se ligam a proteínas receptoras (integrinas) presentes na matriz fornecendo, desse modo, força tênsil e rigidez à matriz.
               Além de desempenhar uma evidente função estrutural, a grande variedade de moléculas do tecido conjuntivo desempenha importantes papéis biológicos, como, por exemplo,o de ser importantes reserva para muitos fatores de crescimento que controlam a proliferação e a diferenciação celular.
              A matriz do tecido conjuntivo também serve como um meio através dos quais nutrientes e catabólitos são trocados entre as células e seu suprimento sanguíneo.
               A diversidade na estrutura, na função e nas doenças dos tecidos conjuntivos é consequenteda grande diversidade na composição e quantidade de seus três componentes (células, fibras e substância fundamental). Os tecidos  conjuntivos se originam do mesênquima, que é um tecido embrionário formado por células alongadas, as células mesênquimais, as quais têm o núcleo oval, com cromatina fina e nucléolo proeminente. Estas células possuem muitos  prolongamentos citoplasmáticos e são imersas euma matriz extracelular abundante  viscosa com poucas fibras. O mesênquima se origina principalmente a partir do folheto embrionário intermediário, o mesoderma. As células mesenquimais migram de seu sítio de origem e envolvem e penetram nos órgãos em desenvolvimento. As células mesenquimais dão origem também ás células do sangue,dos vasos sanguíneos e dos tecidos musculares.

CÉLULAS DO TECIDOCONJUNTIVO

       Algumas células deste tecido são produzidas localmente e permanecem no tecido conjuntivo; outras, tais como o leucócitos, vêm de outros territórios e podem habitar temporariamente o tecido conjuntivo são as seguintes: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos. A Tabela 5.1 sumariza as principais funções dessas células.
  
Fibroblastos       Os fibroblastos sintetizam as proteínas colágeno e elastina, além dos glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoproteínas multiadesivas que farão parte da matriz extracelular. Essas células estão também envolvidas na produção de fatores de crescimento, que controlam a proliferação e a diferenciação celular. Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo (Fig. 5.2) e sãocapazes de modular sua capacidade matabólica, a qual vai ser refletir na sua sua morfologia. Às células com intensa  atividade de síntese são metabolicamente quiescentes conhecidas como fibrícitos ( Figs. 5.2 .  e 5.3).
           Os fibroblastos possuem  citoplasma abundante, com  muitos prolongamentos. Seu núcleo é ovóide, grande e fracamente corado, com cromatina fina e nucléolo proeminente....
tracking img