Manguezais em risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estima-se que quase 20% das espécies de mangue em todo o mundo estão em risco de extinção devido ao desenvolvimento costeiro e outros fatores tais como mudança climática, aexploração madeireira ilegal e da agricultura. Destes, pelo menos metade das espécies de mangue ameaçadas encontrados no Atlântico e do Pacífico da América Central.
Éimportante saber que os manguezais são essenciais para as zonas costeiras, porque elas protegem contra danos causados ​​por maremotos, erosão e tempestades. Eles servem como viveirospara peixes e outras espécies que representam fontes de receita local de grande parte da população. Ao mesmo tempo têm uma enorme capacidade de absorver carbono da atmosfera,servem como fonte de nutrientes para outros habitats marinhos, tais como ervas marinhas e recifes de coral.
As florestas de mangue crescem geralmente em locais onde a águasalgada encontra a costa de regiões tropicais e subtropicais, servindo como uma zona de transição entre os ecossistemas marinhos, terrestres e de água doce. Estas florestasgeram uma enorme quantidade de serviços do ecossistema anualmente.
Há duas espécies de mangue, que precisa de proteção urgente: Sonneratia griffithii e Bruguiera hainesii,considerada criticamente ameaçada de acordo com os critérios da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. A primeira é encontrada na Índia e Sudeste Asiático, ondeaproximadamente 80% da área total de manguezais foram perdidas nos últimos 60 anos. Enquanto Bruguiera hainesii é ainda mais rara espécie cresce apenas numa fragmentada alguns sites naIndonésia, Malásia, Tailândia, Birmânia, Singapura e Papua Nova Guiné. Estima-se que menos de 250 árvores adultas da espécie, portanto, poderia em breve desaparecer para sempre.
tracking img