Mangues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEIRIELE RODRIGUES DA SILVA


JULIANA RODRIGUES MONTEIRO


KARINE HENRIQUE SILVA


SILMARA GOMES BARNABÉ










































MANGUES






























































BARRA DO BUGRES2011

GEIRIELE RODRIGUES DA SILVA


JULIANA RODRIGUES MONTEIRO


KARINE HENRIQUE SILVA


SILMARA GOMES BARNABÉ






















































MANGUES

























Trabalho apresentado à disciplina deEngenharia do Meio Ambiente, da Universidade do Estado de Mato Grosso, do departamento de Engenharia de Produção Agroindustrial, sob orientação do Professor Msc. Fabrício Schwanz.




















BARRA DO BUGRES


2011

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 3
MANGUES 4
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10







INTRODUÇÃOConforme Santos [20--?], os manguezais se localizam no estuário, ou seja, na divisão entre a água doce e a salgada, por isso é caracterizado pela água salobra. Podem ser encontrados em várias áreas de estuário no mundo. Devido a sua grande biodiversidade, essas áreas são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.Este ecossistema é um dos mais degradados, tendo como principais motivos a construção civil, que aterra essas áreas para que as construções se firmem; a exploração inadequada, como a captura em excesso dos animais; e os esgotos que denigrem o meio impossibilitando a vida da fauna e flora.
Existem vários programas de conscientização, tanto do governo quanto de empresas privadas eONG’s, além de leis as quais são facilmente burladas, cedendo aos interesses de construtoras entre outros.
















MANGUES




Os manguezais são ecossistemas costeiros que abrigam vastas áreas vegetais em ambientes alagados. É considerado por muitos um berçário da vida, devido ser um bioma de extrema importância para a reprodução de um grande número deespécies marinhas, terrestres e de água doce.


O mundo possui uma área de 162.000 km² e no Brasil concentra-se 25.000 km² de florestas de mangues representando 12% dos manguezais do munto todo. Estão presentes nas costas tropicais e subtropicais nas Américas, África, Ásia e Oceania. No Brasil, encontra-se desde o Amapá a Santa Catarina. Não possui tantas espécies e poucas plantas são aptas asobreviver em meio aos mangues por possuir pouco oxigênio, porém, não impossibilita que florestas cresçam nas águas salobras. (SANTOS, [20--?])


Antigamente as áreas cobertas por manguezais no Brasil e no mundo eram muito maiores, porém, o homem foi degradando com construções de rodovias, portos, indústrias, etc.


De acordo com Toscano (2011), existem três tipos de árvores nosmanguezais mais conhecidos no Brasil, o mangue vermelho, mangue preto ou seriba e o mangue branco.


O mangue vermelho (Rhizophora mangle), é caracterizado por apresentar uma coloração avermelhada quando a casca é raspada, ela se reproduz através de sementes que germinam ainda presas a planta mãe.


O mangue preto ou seriba (Avicena shaueriana) possui glândulas de sal queexcretam o excesso de sal absorvido pela planta, ele apresenta raízes que crescem e sobem ficando acima do solo, ajudando na respiração da árvore.


O mangue branco (Languncularia racemosa) possui o pecíolo das folhas vermelho e também possuem glândulas de sal que faz com que ocorra pequenas absorções de sal.


Existe ainda várias outras espécies como o mangue de botão,...
tracking img