Caderno ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E POLÍTICA AMBIENTAL

KLÉTON ANDRESON VASCONCELOS DE MEDEIROS


CADERNO AMBIENTAL

Recife/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSODE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E POLÍTICA AMBIENTAL

KLÉTON ANDRESON VASCONCELOS DE MEDEIROS


CADERNO AMBIENTAL

Trabalho a ser entregue a Professora Ms. Dinabel Vilas Boas, como requisito da Disciplina Educação Ambiental, da Turma B do Curso de Especialização em Gestão e Política Ambiental

Recife, Julho/2008
APRESENTAÇÃO

O Centro Escola Mangue é uma ONG criada com o objetivo dedifundir uma pedagogia ambiental voltada para o regionalismo e enfatiza a relação homem x natureza destacando a cultura local; tem como método desenvolver projetos para que sirva como ponte para uma sensibilização ambiental, focando a preservação e conservação do manguezal na comunidade de Brasília Teimosa, bem como áreas como Ilha de Deus e Coque no Pina em Recife- Pernambuco.
O referidoecossistema encontra-se ameaçado principalmente pelas ações do homem, através das indústrias, construções civis, de forma que, as populações invadem os manguezais, para vendas de lotes, construções de casas, derrubadas de árvores, aterros e poluições com lixos domésticos, constatados em nossas pesquisas.

AGRADECIMENTOS

Inicialmente, os agradecimentos à Professora Ms. Dinabel Vilas Boas, orientadoradeste trabalho, pela escolha desta experiência e pelo estímulo dado para elaboração deste documento.
À Universidade Federal Rural de Pernambuco através da coordenação do Curso de Especialização em Gestão e Política Ambiental e do DCLH pela seriedade e empenho de proporcionar uma educação de qualidade.
À Prefeitura Municipal da Gameleira, pelo apoio financeiro, na concessão de um ônibus, sem oqual não teria sido possível a realização desta pesquisa.
A todas as pessoas que compõem o Projeto Escola Mangue, pela iniciativa maravilhosa e atenção dada durante as entrevistas. Em especial a dona Petrúcia (pescadeira), pelo acolhimento e calor humano passado nas longas horas conversas.
E por fim, dedicamos a todos os que não perderam as esperanças de se construir uma sociedade melhor, mesmoreconhecendo os limites individuais, buscando uma nova forma de existir no nosso planeta Terra.


O significado mais profundo da ética ambiental é que a natureza tem seu valor intrinseco e possui, no mínimo, o direito de existir. (Nash, 1939)

Sombra e luz, céu azul, horizonte fundo e amplo dizem de mim, sem eles apenas sobrevivo, menos do que existo. (Paulo Freire Apud Gadotti, 2000)RESUMO

Apesar da importância econômica e ecológica do manguezal, este ecossistema tem sido alvo constante de ações impactantes, motivo pelo qual vem se notando o desenvolvimento da consciência ecológica, que busca na educação ambiental a solução para essa questão. O presente estudo teve como objetivo identificar e realizar uma descrição das ações práticas educativas voltadas para a sensibilizaçãoda coletividade sobre as questões ambientais da Bacia do Pina, Recife-PE, a partir da experiência dos Projetos do “Centro Escola Mangue”, que vem sendo realizado desde 2003. As ações desenvolvidas no centro abrangem quatro comunidades ribeirinhas (Brasília Teimosa, Pina, Ilha de Deus e Coque), tendo como meta a sensibilização e formação de valores ético-ambientais para o exercício da cidadania daspresentes e futuras gerações. O estudo foi realizado em 28 de julho de 2008. A partir de observação e entrevistas dos atores envolvidos com o projeto. A análise deste Projeto, enquanto um modelo que visa responder aos atuais apelos da Conferência de Tbilise e de Lei Federal de Educação Ambiental, sobretudo no que se refere a sua dimensão não-formal, constitui o escopo deste caderno. Baseados...
tracking img