Manejo nutricional para maximilização reprodutiva em fêmeas zebuínas

2081 palavras 9 páginas
MANEJO NUTRICIONAL PARA MAXIMILIZAR A EFICIÊNCIA REPRODUTIVA EM GADO DE CORTE.
Marcos Vinicius Biehl, Alexandre Vaz Pires, Delci de Deus Nepomuceno e Felipe Marinho da Rocha.

INTRODUÇÃO
A produtividade e a eficiência reprodutiva da vaca de corte dependem de um conjunto grande de fatores, muitas vezes maior que um animal em fase de crescimento. A baixa eficiência reprodutiva, alta mortalidade e baixas taxa de crescimento, estão muitas vezes associadas a uma baixa produtividade e qualidade das pastagens. Para alcançar um bom índice reprodutivo, em qualquer criação animal, necessitamos de um bom manejo nutricional. Muitas décadas atrás, pesquisadores já conheciam a importância da nutrição no desempenho reprodutivo de ruminantes. Melhorias no manejo nutritivo vêm sendo feitas desde então para atender às mudanças associadas à intensa seleção genética, visando aumento na produção de leite e carne.
O tempo que os animais levam até atingir a puberdade também influencia no custo do sistema de produção. O desenvolvimento da puberdade é retardado quando o crescimento é restrito em mamíferos. Esta observação está associada ao peso corporal, taxa de crescimento, porcentagem de gordura e relação entre gordura e proteína corporal. A prioridade por nutrientes e energia varia entre os órgãos e o estado fisiológico do animal. Por exemplo, o sistema reprodutivo tem prioridade considerada baixa, pelo contrário o sistema nervoso tem alta prioridade durante o crescimento. Assim sendo, uma dieta deficiente em nutrientes irá prejudicar os órgãos e tecidos com baixa prioridade.
Neste capítulo será discutida a relação entre nutrientes e a reprodução em ruminantes. Apesar de que a discussão ocorra separadamente, eles agem de forma conjunta para determinar a fertilidade do animal em um determinado momento. Por esse motivo podemos salientar que a infertilidade observada em um rebanho pode ser devido a um ou mais fatores nutricionais.
MEDIADORES NUTRICIONAIS E METABÓLICOS SOBRE A

Relacionados