Projeto proinfantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROINFANTIL
Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil

A creche como espaço de diálogo na formação das crianças na Educação Infantil

Infância, Cultura e Cidadania nas Instituições de Ensino de Educação Infantil em município do Rio de Janeiro

Relação entre creche e família

Educação infantilJuliana Torres dos Santos
Marcia Maria da Silva Cunha
Instituto de Educação Sarah Kubistchek – AGF 11

Rio de Janeiro/RJ
Dezembro, 2111

Introdução

A minha atuação profissional na educação infantil, tendo em vista o trabalho que exerço a mais de três anos numa creche municipal localiza no bairro de Santa Cruz na zona oeste dacidade do Rio de Janeiro.
Escolhi abordar esse tema em meu projeto, pois vislumbrei a oportunidade de aprender muito investigando por quais motivos os pais matriculam seus filhos em creches.
Nessas investigações buscarei saber quais as suas expectativas a respeito desta modalidade educativa e quais parcerias possíveis seriam úteis na relação família-creche.
A família e a creche são instituiçõesfundamentais para a socialização da criança. Primeiramente na família, que é mediadora da sua relação com o mundo, incluindo padrões de comportamento, hábitos, usos, valores e costumes, constituindo a chamada socialização primária.
Depois vem a creche, a instituição de ensino na qual o indivíduo é incluído em setores do mundo no qual ele vai precisar dominar para que se de início a sua plenacidadania, onde todas as relações extrafamiliares se iniciam e a troca de experiências entre pessoas de outros grupos onde a criança começa a ter contato com as diferenças e com outras culturas, estabelecendo o que chamamos de socialização secundária.
Não há dúvidas, entretanto, que a família deve ser incentivada e sensibilizada na medida do possível a participar e se tornar cada vez mais atuante navida escolar dos seus, e que com isso para tornarmos a creche melhor, utilizaremos nossos conhecimentos adquiridos com a aproximação dos responsáveis numa ferramenta para aprimorarmos os valores e a cultura familiar.
A tão sonhada integração creche-comunidade precisa se tornar realidade, só assim família e creche poderão dar significado ao ato de educar e cuidar, formando um cidadão autônomo eresponsável.
Para maior integração com a família os alunos e a comunidade, a creche também participa do CEC (conselho escola comunidade) que tem por objetivo estimular a convivência mais direta dos responsáveis com a unidade escolar e somando-se a isso nós também buscamos promover encontros, festas e mostras de atividades que as crianças desenvolvem.
Sinto-me privilegiada por participar de umaequipe que se preocupa o tempo todo em levar essa parceria a sério, buscando sempre colher dados com os responsáveis em todas as situações fazendo com que a cada encontro mesmo que seja ele fortuito ou não, se torne uma oportunidade de aproximação entre nós e os responsáveis.

Descrição e Análise das Atividades Realizadas

Uma maneira comum de atrair os pais para a creche é por meio de projetospedagógicos. Convidar um adulto para contar histórias, recordar as brincadeiras preferidas da infância valoriza a participação familiar e coloca o responsável em contato direto com o trabalho pedagógico.
Estas atividades foram planejadas e realizadas na instituição (creche) com o auxílio dos professores de Educação Infantil e responsáveis.
Com o intuito de aproximar, família-creche e desenvolvera ludicidade nas atividades e inserção da cultura da comunidade.
Durante o ano foram observadas as seguintes atividades de integração família-creche: oficina de culinária com responsável e oficina de brinquedos com responsáveis.
Na atividade de oficina de culinária efetuada no refeitório da creche, foi feito um brigadeiro com a mãe da criança Manuela, onde a mãe levou o brigadeiro já pronto,...
tracking img