Resumo geral da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de conceitos basicos da psicologia
Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os seus processos mentais, focada no indivíduo, em geral humano, discriminando o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área.
A psicologia usa em parte o mesmo vocabulário, que adquire assim significados diversos de acordo com o contexto em que é usado.Assim, termos como "personalidade" ou "depressão" têm significados diferentes na linguagem psicológica e na linguagem quotidiana. A própria palavra "psicologia" é muitas vezes usada na linguagem comum como sinônimo de psicoterapia e, como esta, é muitas vezes confundida com a psicanálise ou mesmo a análise do comportamento.
Ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regemas outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências sociais, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.
Seu mètodo é a descrição, a explicação, a previsão e ocontrole do desenvolvimento do seu objeto de estudo. Como os processos mentais não podem ser observados mas apenas inferidos, torna-se o comportamento o alvo principal dessa descrição, explicação e previsão .
Para o psicólogo soviético Luria, um dos fundadores da neuropsicologia a psicologia do homem deve ocupar-se da análise das formas complexas de representação da realidade, que seconstituíram ao longo da história da sociedade e são realizadas pelo cérebro humano, incluindo as formas subjetivas da atividade consciente sem substituí-las pelos estudo dos processos fisiológicos que lhes servem de base nem limitar-se a sua descrição exterior.
Segundo esse autor, além de estabelecer as leis da sensação e percepção humana, regulação dos processos de atenção, memorização, naanálise do pensamento lógico, formação das necessidades complexas e da personalidade, considera esses fenômenos como produto da história social.
A partir desse pontapé inicial os tericos e filosofos foram dando origem correntes de pensamento que influenciam na metodologia e etruturacão da psicologia,o que fundamentou diversas teorias que hoje ganham espaco no mundo dos psicològos, os norteandocomo teorias solídas, embasadas pura fielmente no individuo.

Uma delas seria o estruturalismo idealizado por Wundt que se dedicou principalmente ao estudo de reações simples a estímulos realizados sob condições controladas. Seu método de trabalho seria chamado de estruturalismo por Edward Titchener, que o divulgou nos Estados Unidos. Um dos métodos usados por Titchener era a introspecção:nela o indivíduo explora sistematicamente seus próprios pensamentos e sensações a fim de ganhar informações sobre determinadas experiências sensoriais. A tônica do trabalho era assim antes compreender o que é a mente, do os como e porquês de seu funcionamento.


No funcionalismo William James concordava com Titchener quanto ao objeto da psicologia - os processos conscientes. Para ele, noentanto, o estudo desses processos não se limitava a uma descrição de elementos, conteúdos e estruturas. A mente consciente é, para ele, um constante fluxo, uma característica da mente em constante interação com o meio ambiente, por isso sua atenção estava mais voltada para a função dos processos mentais conscientes.


Para gestalt, a psicologia da forma uma importante reação aofuncionalismo e ao comportamentismo nascente foi a psicologia da gestalt ou da forma, representada por Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler. Principalmente dedicada ao estudo dos processos de percepção, essa corrente da psicologia defende que os fenômenos psíquicos só podem ser compreendidos, se forem vistos como um todo e não através da divisão em simples elementos perceptuais.

A...
tracking img