Malucos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste Global de Biologia e Geologia
Versão 1

Teste Global

Biologia e Geologia
Versão 1
10º Ano de Escolaridade Autor do teste global: Francisco Cubal como representante de Resumos.tk

Nome do aluno: ____________________________________________________________

___________ N.º: ___________ Turma: __________

Na sua folha de respostas, indique claramente a versão do teste. A ausênciadessa indicação implica a classificação das respostas aos itens de escolha múltipla e de verdadeiro/falso com zero pontos.

Teste Global de Biologia e Geologia – Versão 1 – Página 1

Identifique claramente os itens a que responde. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta azul ou preta. É interdito o uso de «esferográfica-lápis» e de corrector. As cotações do teste encontram-se napágina 11.

Nos itens de escolha múltipla Deve indicar claramente, na sua folha de respostas, o NÚMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. É atribuída a classificação de zero pontos às respostas em que apresente: • mais do que uma opção (ainda que nelas esteja incluída a opção correcta); • o número e/ou a letra ilegíveis. Nos itens de verdadeiro/falso Não transcreva as afirmações,registe apenas as letras (A), (B), (C), etc. São classificadas com zero pontos as respostas em que todas as afirmações sejam identificadas como verdadeiras ou como falsas. Em caso de engano, a resposta deve ser riscada e corrigida, à frente, de modo bem legível. Nos itens de resposta aberta São contemplados aspectos relativos aos conteúdos e à utilização de linguagem científica. Se a cotação destesitens for igual ou superior a 15 pontos, cerca de 10% da cotação é atribuída ao desempenho na comunicação escrita em língua portuguesa. Se responder ao mesmo item mais do que uma vez deve eliminar, clara e inequivocamente, a(s) resposta(s) que considerar incorrecta(s). A ausência dessa eliminação determina a atribuição de zero pontos a todos os itens de verdadeiro/falso e de escolha múltipla. Nositens de resposta aberta será classificada a resposta que surja em primeiro lugar na prova.

Grupo I

Na Califórnia, seis milhões de americanos esperam o Big One, o dia em que esta região será arrasada por um violento tremor de terra. A causa da elevada sismicidade desta zona é a Falha de Santo André. Esta falha assinala o limite entre a placa Pacífica e a Norte-americana que deslizam entre si auma velocidade de 3 cm a 6 cm por ano. Admite-se que, daqui a cerca de 10 milhões de anos, Los Angeles estará ao lado de S. Francisco e que, dentro de cerca de 60 milhões de anos, esta parte da Califórnia se separará do continente sul-americano. À Falha de Santo André associam-se outras falhas activas que, no seu conjunto, definem um sistema com cerca de 95 km de largura e quase 1300 km decomprimento. A tensão gerada neste sistema de falhas é enorme, o que explica o elevado risco sísmico da Califórnia e do México. Na cidade de Parkfield – conhecida como a capital mundial dos sismos, por lá se registaram regularmente sismos de intensidade baixa a moderada – existe um observatório em profundidade da falha, onde instrumentos científicos recolhem informação sobre a actividade da falha.

1.Seleccione a alternativa que preenche a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. O tipo de limite associado à Falha de Santo André é: (A) Limite Conservativo (B) Limite Convergente (C) Limite Divergente (D) Nenhum destes limites.

2. Explique qual a importância do observatório da Falha de Santo André.

3. Explique o mecanismo gerador dos sismos nesta área do planeta.

4. Sefosse registado um sismo neste área com a magnitude de 6,4 da escala de Richter e a partir dos relatos obtidos fossem determinados valores de intensidade compreendidos entre III e VII da escala de Mercalli : Explique por que razão este sismo regista várias intensidades mas apenas uma magnitude.

Grupo II
A figura seguinte apresenta algumas ilhas do arquipélago açoriano e fornece informações...
tracking img