Planejamento estrategico - gestao pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

As organizações não existem no vácuo. E nem funcionam ao acaso. Como sistemas abertos, as organizações operam através de mecanis¬mos de cooperação e de competição com outras organizações. Em sua interação com o ambiente, elas dependem de outras organizações e lutam contra outras organizações para manterem seus domínios e mercados. A estratégiaorganizacional constitui o mecanismo através do qual a organização interage com seu contexto ambiental. A estratégia define o comportamento da organização em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. A estratégia é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e dos objetivos principais da organização. O úni¬co integrante racional e inteligente da estratégia organizacional é oelemento humano: a cabeça e o sistema nervoso da organização.

MISSÃO

As organizações não são criadas a esmo. Elas existem para fazer alguma coisa. Todas as organizações têm uma missão a cumprir. Missão sig¬nifica uma incumbência que se recebe. A missão representa a razão da existência de uma organi¬zação. Significa a finalidade ou o motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela deveservir. Uma definição da missão organiza¬cional deve responder a três perguntas básicas: Quem somos nós? O que fazemos? E por que fa¬zemos o que fazemos? A missão envolve os obje¬tivos essenciais do negócio e está geralmente fo¬calizada fora da empresa, ou seja, no atendimen¬to a demandas da sociedade, do mercado ou do cliente. É importante conhecer a missão e os ob¬jetivos essenciais de umaorganização, porque se as pessoas não sabem por que ela existe e para onde ela pretende ir, elas jamais saberão o me¬lhor caminho a seguir. E se não conhecem a mis¬são da organização, as pessoas se tornam errantes e sem saber o caminho para a sua realização.
A missão funciona como o propósito ori¬entador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços de seus membros. Ela serve paraclarificar e comunicar os objetivos, os valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica. A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, o chamado credo da organização, para que funcione como um lem¬brete periódico a fim de que os funcionários sai¬bam para onde e como conduzir os negócios. Assim como todo país tem os seus símbolosfundamentais e sagrados, como a bandeira, o hino e as armas, a organização deve preservar a sua identidade, tanto interna como externa¬mente. Para tanto, a missão deve ser objetiva, clara, possível e, sobretudo, impulsionadora e inspiradora. Ela deve refletir um consenso in¬terno de toda a organização e ser facilmente compreendida pelas pessoas de fora da organi¬zação.
A missão deve traduzir afilosofia da orga¬nização, que é geralmente formulada por seus fundadores ou criadores através de seus com¬portamentos e ações. Essa filosofia envolve os valores e crenças centrais, que representam os princípios básicos da organização que balizam a sua conduta ética, responsabilidade social e suas respostas às necessidades do ambiente. Os valo¬res e crenças centrais devem focalizar os funcionários,os clientes, os fornecedores, a sociedade de um modo mais amplo e todos os parceiros direta ou indiretamente envolvidos no negócio. Assim, a missão deve traduzir a filosofia em me¬tas tangíveis e que orientem a organização para um desempenho excelente. É a missão que defi¬ne a estratégia organizacional e indica o cami¬nho a ser seguido pela organização.
Muitas organizações bem-sucedidas estãocontinuamente atualizando e ampliando a sua missão. Embora a missão seja relativamente fixa e estável, ela deve ser atualizada e redimen-sionada com o passar do tempo e com as mu¬danças nos negócios. Em 1914, uma empresa americana fabricava relógios de ponto e tabuladores de cartões perfurados e tinha o seu credo e seus princípios. As mudanças vieram, mas os princípios e credos corporativos...
tracking img