Analise do livro quem mexeu no meu queija

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO
Quem mexeu no meu queijo?
Autor: Spencer Johnson, M.D.
É um livro direcionado à mudança e apresenta uma parábola reveladora das verdades profundas sobre o tema.
Éuma metáfora muito atraente e em muitos momentos nos identificamos dentro do contexto.
Nesta história os personagens se defrontam com mudanças inesperadas e deixam explícita a falta deplanejamento e estratégia em busca de seu desejo maior, o queijo.
A história se passa em um labirinto habitado por dois ratos, Sniff e Scurry que representam a parte simples do ser humano, e doisduendes, Hem e Haw que representam a parte complexa. A tarefa dos quatro personagens é sair todos os dias em busca de queijo.
Depois de muita busca um belo dia, grandes quantidades de queijo começama aparecer em um lugar chamado Posto C. Todos os personagens adaptam-se imediatamente a essa situação, e resolvem mudar-se para mais perto do Posto C e vivem uma vida feliz.
Certa manhã, oqueijo desaparece do Posto C e, frente a essa mudança, os personagens tomam atitudes diferentes.
Os ratos Sniff, que percebe a mudança logo e Scurry partem imediatamente à procura de queijo emnovos lugares do labirinto. Ao fim de algum tempo, usando o método de erros e acertos acabam por encontrá-lo no posto N. Haw e Hem, duendes dotados de cérebros, são mais lentos em perceber a mudança. Hemrejeita a mudança, resistindo-lhe, assim como teme que ela leve a algo pior e resolve ficar no território conhecido, aferrado às suas crenças e na esperança de que o queijo volte a aparecer no PostoC. Haw, aprende a se adaptar a tempo, quando percebe que a mudança leva a alguma coisa melhor passando a ser o protagonista principal da história, uma vez que este se cansa de agir com a emoção epassa a agir com a razão, encarando de fato uma nova realidade. Ele já estava fadigado à espera por milagre e no fundo sabia que os ratos estavam sendo mais espertos em sair à procura de novos queijos...
tracking img