Mal de parkinson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mal de Parkinson
Homem de 62 anos, casado, alto executivo de setor bancário, vem apresentando tremores nas mãos há dois anos, que o impede de escrever, assinar documentos, e se alimentarcorretamente. Este fato tem causado constrangimento e isolamento social.
Há um dia os tremores se acentuaram com movimentos bizarros e contorções da cabeça e tronco, provocando queda.
A história clinicadestaca ulcera péptica “nervosa” em tratamento continuado, náusea, dislipidemia e enxaqueca. Ao longo dos últimos quatro anos tem feito uso de ranitidina, metoclopramida, lovastatina e propranolol. Nafamília não existe casos de doença de Parkinson, Alzheimer ou Demência.
Ao exame físico apresenta discreta diminuição da mimica facial, bradicinesia (presença de movimentos lentos ou retardados), rigidezassimétrica e diminuição dos movimentos do braço direito enquanto caminha. Demais sistemas com exame normal. Após exames complementares verificou-se que o paciente apresentava uma síndromeparkinsoniana medicamentosa.
Pergunta-se:

1) Qual dos medicamentos utilizados pelo paciente poderia ter acarretado a síndrome e por quê?

2) Qual a fisiopatologia da doença de Parkinson?

3) Quais osrecursos utilizados para se fazer o diagnostico da doença?

4) Qual o tratamento clássico da doença de Parkinson?

5) Selecione os problemas encontrados?


6) Elabore os diagnósticos de enfermageme intervenções para este caso, lembrando que serão elaborados de acordo com as necessidades humanas afetadas e dai procurar em que domínio e classe estão inseridos para identificar o DE.Respostas:
1) A dopamina é responsável pela realização doa movimentos voluntários automáticos, ou seja, são movimentos que não pensamos para realizar e uma vez estando a dopamina diminuída, os movimentos setornam difíceis de serem realizados. Para que os sintomas da doença de Parkinson apareçam é necessário que cerca de 70 – 80% dos sintomas dopaminérgicos nigro estriatal esteja lesado.
Não se...
tracking img