Mais sono menos obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mais sono, menos obesidade

27/2/2008
Agência FAPESP – Crianças que dormem pouco correm maior risco de se tornarem obesas, segundo estudo feito por pesquisadores da Escola Bloomberg de SaúdePública da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
Os cientistas verificaram que a cada hora a mais de sono o risco de a criança apresentar sobrepeso ou obesidade diminuiu em 9%. Os resultados dotrabalho foram publicados na edição de fevereiro da Obesity, revista oficial da The Obesity Society publicada pela Nature.
"Nossa análise mostra uma clara associação entre a duração do sono e o riscode obesidade ou sobrepeso, que caiu à medida que se dormia mais", disse Youfa Wang, principal autor do estudo e professor do Centro para Nutrição Humana da escola norte-americana.
Para o estudo, ospesquisadores utilizaram dados obtidos por 17 estudos anteriores sobre duração do sono e obesidade infantil, realizados em populações e países diferentes.
A quantidade de sono recomendada variou deacordo com o estudo e com a idade das crianças. Os pesquisadores da Johns Hopkins usaram como referência os seguintes valores: pelo menos 11 horas por dia de sono para crianças com menos de 5 anos deidade; pelo menos 10 horas para 5 a 10 anos; e no mínimo nove horas por dia para crianças com mais de 10 anos.
Os resultados indicaram que crianças com as menores durações de sono apresentaram um risco92% maior de sobrepeso ou obesidade na comparação com as do extremo oposto, que dormiram por mais tempo. As menores durações foram menos de nove horas de sono por dia para menores de 5 anos, menos deoito horas para entre 5 e 10 anos e menos de sete horas para os maiores de 10 anos.
A associação entre aumento de sono e redução do risco de obesidade foi verificada em meninos, mas não em meninas."A partir de uma perspectiva evolucionária, meninas podem ter se tornado mais resistentes a componentes ambientais estressantes e, portanto, precisariam de maior privação do sono para ser tão...
tracking img