Maiorida e Menoridade, esclarecimento

724 palavras 3 páginas
Conhecer e pensar colocar o universo ao nosso alcance e lhe dão o sentido, finalidade e razão de ser. O homem vê e conhece, conhece o que vê e pensa no que viu e no que não viu, conhece e pensa, pensa e interpreta. Os outros animais (irracionais) só conhecem as coisas por via sensorial, já homem, além disso, investigar as causas elaboram o material de seus conhecimentos. O homem é um ser repleto de possibilidades, e a partir disso, ele constrói o mundo e a si próprio, ou seja, ao transformar a natureza em busca de satisfazer suas necessidades ele transforma o mundo e a si mesmo. Por exemplo, nas palavras de MARX:
“A história nada mais é do que a sucessão de diferentes gerações, cada uma das quais explora os materiais, os capitais e as forças produtivas a ela transmitidas pelas gerações anteriores; ou seja, de um lado prossegue em condições completamente diferentes a atividade precedente, enquanto de outro lado, modifica as circunstâncias anteriores através de uma atividade totalmente diversa.”

Sabemos que existimos porque pensamos. Saberá o universo que ele existe? Nós sabemos que ele existe e podemos estudá-lo. Se nada soubéssemos a respeito do universo, seria o mesmo que ele não existisse. O homem possui a capacidade de pensar, identificar e reconhecer. Para sua sobrevivência o homem necessita conhecer e pensar. O conhecimento é necessário para o desenvolvimento. Através do conhecimento, o homem domina a natureza.
No processo de busca do conhecimento do homem, encontram-se frente a frente o sujeito, isto é, a consciência que busca o conhecimento e o objeto, que significa elemento da busca do conhecimento. O conhecimento apresenta-se como o resultado da relação entre dois elementos, o sujeito e o objeto. A função do sujeito consiste em aprender o objeto, a do objeto em ser aprendido pelo sujeito. A partir do sujeito, esta apreensão, apresenta-se como uma saída do sujeito para fora de sua própria esfera, ultrapassando seu limite de entendimento, tendo uma

Relacionados

  • penal
    34936 palavras | 140 páginas
  • teoricamente
    98144 palavras | 393 páginas