Magnetismo quase tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Magnetismo
É inegável que os fenômenos eletromagnéticos são necessários em nosso dia-a-dia. Seria muito difícil nossa vida sem um aparelho de celular,computador, internet, microondas, DVD e até mesmo, aparelhos um pouco mais simples como a T.V., o vídeo cassete, o chuveiro, a geladeira, o rádio e o telefone.Seria bastante difícil viver no mundo,sem esses aparelhos que nos trazem tanto conforto epraticidade.
Maxwell escreveu o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo, onde seu principal desafio era expor sua teoria e estabelecer os novos padrões para o tratamento dos problemas eletromagnéticos. A parte principal do Tratado trata a matéria e o éter como um único meio com propriedades macroscópicas variáveis e evita especulações sobre a natureza do éter e da matéria.
De acordocom o Tratado, a carga elétrica não passa de uma descontinuidade no deslocamento mecânico do éter e a corrente é o éter em movimento. Sendo que a hipótese do elétron só foi confirmada 1897 pelo físico inglês Joseph John Thomson.A condutividade elétrica,tem algo a ver com a estrutura da matéria.Os modelos mecânicos do éter são ilustrações muito importantes das trocas de energia mas não refletemnecessariamente a verdadeira estrutura do éter.
A morte prematura de Maxwell, aos 48 anos, ocorreu em uma época na qual suas idéias estavam ganhando adeptos e ele estava preparando uma revisão abrangente do Tratado.
Magnetismo é o poder atrativo do ferro magnético, dos ímãs ou sistemas e faculdade que eles têm de se orientar na direção norte-sul. É o ramo da Física que estuda os materiaismagnéticos,ou seja,que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros.
O magnetismo está intimamente ligado ao movimento dos elétrons nos átomos, pois uma carga em movimento gera um campo magnético. O número e a maneira como os elétrons estão organizados nos átomos constituintes dos diversos materiais é que vai explicar o comportamento das substâncias quando sobre influência de um campomagnético de uma segunda substância.
A maneira para determinar se um material é magnético ou não é colocá-lo sobre a influência de um campo magnético (campo criado pelo movimento de cargas elétricas). Se aparecerem forças ou torques, se trata de uma substância magnética. Isso é verdadeiro para todas as substâncias, mas em algumas o efeito é bem mais evidenciado, e essas são chamadas demagnéticas.
Materiais diamagnéticos são aqueles que são repelidos pelos ímãs. O campo magnético gerado pelo imã faz com que o movimento dos elétrons se altere, como se uma corrente elétrica estivesse passando pelo material, e assim gerando outro campo magnético. Esse campo se alinha em direção oposta ao do imã, e isso causa a repulsão.
Os paramagnéticos são os materiais que são atraídospelos imãs. Eles possuem elétrons desemparelhados que se movem na direção do campo magnético, diminuindo a energia. As ferromagnéticas são usados para produzir magnetos permanentes. Materiais ferromagnéticos são: O Ferro, o Níquel, o Cobalto e ligas que contenham pelo menos um desses elementos. Os materiais diamagnéticos e paramagnéticos costumam ser classificados como não-magnéticos, pois seusefeitos, quando sob influência de um campo magnético, são muito pequenos. Já os ferromagnéticos são as substâncias magnéticas.
Campo Magnético
É a região próxima a um imã que influencia outros imãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro.
Compare campo magnético com campo gravitacional ou campo elétrico e verá que todos estes têm as características equivalentes.Também é possível definir um vetor que descreva este campo, chamado vetor indução magnética e simbolizado por. Se pudermos colocar uma pequena bússola em um ponto sob ação do campo o vetor terá direção da reta em que a agulha se alinha e sentido para onde aponta o pólo norte magnético da agulha.
Se pudermos traçar todos os pontos onde há um vetor indução magnética associado veremos linhas que são...
tracking img