Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ação Social, Capitalismo e Mercado

De acordo com que os meus colegas de sala apresentaram, ação social refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reação de outros indivíduos. Isto é, aação social e aquela orientado ao outro. No entanto existi algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais, como o do professor que podemos caracterizar como ações comunitárias.
Açãosocial é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta um significado ousentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas.
Já o Capitalismo é um sistema econômico, político e social no qual os agentes econômicos (empresários),proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária.
Comumente definido como um sistema de organização de sociedade baseadona propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, e na liberdade de contrato sobre estes bens (livre-mercado). As pessoas quando sujeitas a estas condições, com o intuito desatisfazer seus desejos e/ou necessidades, tendem espontaneamente a dirigir seus esforços no sentido de acumular capital, o qual é então usado como moeda de troca a fim de adquirir os serviços e produtosdesejados. 
Se ambos analisam o papel das instituições na regulação do mercado, o significado das instituições não é a mesma para Durkheim e para Weber. Se as instituições determinam ocomportamento dos indivíduos em Durkheim, elas orientam em Weber. Com efeito, para ele, não é a norma em si que explica a ação social, mas a apropriação que o ator social faz desta norma; neste
sentido, a normapode influenciar a conduta com diferentes graus de consciência: costume, cálculo utilitário, ou respeito valorativo da norma (1977). Para Durkheim, “ as instituições organizam as relações sociais...
tracking img