Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAGNETISMO


Gerson Peres
Professora-Maura Regina Mendonça
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Matemática MAD (0110) – Prática do Módulo IV
26/04/12



RESUMO



Magnetismo é o ramo da Ciência que estuda os materiais magnéticos, ou seja, que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros. Segundo os habitantes de Magnésia, uma região da Grécia conhecia ummaterial com tal propriedade. Mas esse fenômeno nunca despertou um grande interesse, até o século XIII, quando a bússola passou a ser usada. Algumas pessoas tentaram explicar o magnetismo durante essa época, Oersted iniciou o Eletromagnetismo e Maxwell formulou leis que descreviam esses fenômenos, que um estudo mais completo se iniciou. Materiais magnéticos são amplamente utilizados em motores,transformadores, dínamos, bobinas, etc, ou seja, em equipamentos elétricos e o próprio magnetismo é explicado em termos do movimento dos elétrons.


Palavras-chave: Magnésia. Elétrons. Bússola.



1 INTRODUÇÃO


O fenômeno do magnetismo não despertou muitos interesses até o século XIII. Foi somente após esse período que surgiram cientistas interessados em saber e explicar o fenômeno domagnetismo. Contudo, foi somente no século XVI que Willian Gilbert deu início ao estudo sobre magnetismo e Maxwell completou o estudo sobre o eletromagnetismo ao elaborar as leis que regem esse fenômeno.
O magnetismo pode ser explicado através da movimentação dos elétrons, e para determinar se um determinado material é magnético ou não, basta colocá-lo sobre a influência de um campomagnético, que é gerado pelo movimento de cargas elétricas. O material será magnético se aparecer forças ou torques, podendo dessa forma ser chamado de substância magnética.





2 O SURGIMENTO DO MAGNETISMO


Na Grécia antiga (séc. VI a.C.) em uma região chamada Magnésia observou-se a existência
de uma pedra de comportamento estranho, pois foi observado que elas tem a propriedade deatrair materiais como o ferro, hoje sabemos que esta pedra é a magnetita (oxido de ferro Fe3O4) , nesta época, a pedra tomou o nome de imã, e o estudo dos imãs chamasse magnetismo.
Os imãs naturais foram pouco usados no começo de sua descoberta, até que se descobriu que um imã montado com liberdade de movimento giraria de tal maneira que um de seus extremos apontasse sempre para o norte. Ospedaços de magnetita suspensos por um fio foram chamados de pedras guias, e foram usados pelos chineses há mais de 2000 anos como bússolas primitivas para viagens nos desertos. Bússolas primitivas, feitos de imãs naturais, foram também aproveitadas pelos marinheiros nos primeiros descobrimentos marítimos.


3 O ESTUDO DO MAGNETISMO

O estudo do magnetismo só teve início no século XVI,com Willian Gilbert, publicando os resultados de seu estudo observando o fenômeno do magnetismo. Gilbert foi o primeiro a aplicar métodos científicos no estudo do magnetismo e é creditado como o primeiro descobridor de que a Terra é um grande imã. Seus esforços separando a diferença entre cargas elétricas e cargas magnéticas, trouxeram os fundamentos para a ciência da eletricidade e do magnetismo.No século XIX, o professor dinamarquês Hans Christian Oersted conseguiu provar experimentalmente, em 1820, que quando uma corrente elétrica passava ao longo de um fio aparecia um campo magnético.
Joseph Henry e Michael Faraday, independentemente, descobrem a indução eletromagnética. Seus conceitos de converter magnetismo em eletricidade foram utilizados para fazer o primeirotransformador. A invenção do dínamo em 1865, naturalmente, deu início a era da eletricidade.
Um tipo mais forte de imã foi criado entre 1970 e 1980, o chamado imã de terras raras, que são fabricados a partir de samário ou neodímio. Os terras raras possibilitaram fazer imãs menores e mais poderosos, ao mesmo tempo.


Num livro chamado Labyrinth, subintitulado Uma Busca...
tracking img