Madeira laminada colada: aspectos gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MADEIRA LÂMINADA COLADA

ASPECTOS GERAIS

Madeira laminada colada caracteriza-se, como o próprio nome já diz, por um processo de colagem aliada a uma técnica de laminação, tratando-se daconstituição de uma peça de madeira a partir de lâminas (tábuas), onde as fibras ficam paralelas entre si e em relação ao comprimento da peça.

Indica-se que sua aplicação começou no inicio do século XIX,com arcos compostos por lâminas curvadas e sobrepostas ligadas por meio de ligações mecânicas. A partir do surgimento da cola de caseína, que o carpinteiro suíço Otto Hetzer substitui as ligaçõesmecânicas de chapas metálicas e parafusos por essa cola, o que resultou em uma seção mais homogênea e sem ocorrência de deslizamentos entre as lâminas. O processo de evolução da Madeira Laminada Colada(MLC), seguiu paralelo com a evolução das colas, que foram tornando cada vez mais eficiente.

TÉCNICA DE FABRICAÇÃO

Primeiramente, deve-se fazer uma boa escolha das peças de madeira que irá compora peça final, que estas podem ser praticamente todos os tipos, contudo algumas espécies possuem características físicas e químicas que exigem o emprego de colas especiais ou a modificação das colasnormalmente comercializadas para o uso em madeiras. Normalmente as espécies mais utilizadas são as coníferas e algumas dicotiledôneas, com massa volumétrica entre 0,4 e 0,75 g/cm³. Devem-se serevitadas madeiras com altas taxas de resina ou gordura.
Na maioria dos casos a escolha da cola está entre a caseína, resorcina ou uréia-formol, e mais recentemente a melamina, o depende mais das condiçõesde uso da estrutura do que do tipo da madeira. Logo, é preciso levar em consideração principalmente o meio em que a estrutura vai estar submetida, ou seja, temperatura e teor de umidade.
Aprodução de elementos de MLC de alta qualidade necessita de uma indústria especialmente organizada para tal finalidade, e sua concepção estão nas seguintes etapas:
1ª ETAPA: A preparação da...
tracking img