Madeira laminada colada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL




FILIPE LITWINCZUK ALVES
FRANCISCO ALBERTO COZER
GUILHERME MEURER BRANDALISE
GUSTAVO HENRIQUE LIBERO






MADEIRA LAMINADA COLADA
(MLC)





PESQUISA PARA AVALIAÇÃO







PATO BRANCO
2012
FILIPE LITWINCZUK ALVES
FRANCISCO ALBERTO COZER
GUILHERME MEURER BRANDALISE
GUSTAVO HENRIQUE LIBEROMADEIRA LAMINADA COLADA
(MLC)


Trabalho apresentado ao professor da matéria de Materiais Construtivos 3 do Curso de Engenharia Civil, Mario Arlindo Paz Irrigaray, realizando esta pesquisa o papel de servir como avaliação parcial de desempenho na matéria para o primeiro semestre de 2012.










PATO BRANCO2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 MADEIRA LAMINADA COLADA 4
2.1 HISTÓRICO 4
2.2 APLICAÇÃO 4
2.3 MADEIRAS UTILIZADAS 5
2.4 VANTAGENS 6
2.5 LIMITAÇÕES 7
2.6 CUSTO 8
2.7 PROCESSO DE FABRICAÇÃO 9
2.7.1 Emendas 10
2.7.2 Utilização de Fibras 10
2.8 NORMAS TÉCNICAS 11
2.9 PROPRIEDADES 11
2.9.1 Esaios Mecânicos 13
2.9.1.1 Cisalhamento na Lamina de Cola 14
2.9.1.2 Ensaio de TraçãoNormal a Lamina de Cola 14
2.9.1.3 Resistência das Emendas Dentadas à Tração Paralela às Fibras 15
2.9.1.4 Ensaios de Cisalhamento 16
2.9.1.5 Ensaios de Tração Normal 16
2.9.1.6 Ensaios de Tração Paralela 17
3 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 21




1 INTRODUÇÃO



A pesquisa realizada para o desenvolvimento do trabalho a seguir tem o intuito de transmitir de maneira clara e básicaconhecimentos sobre a madeira laminada colada, madeira lamelada colada ou MLC, levando ao leitor deste uma visão diferente de aplicações de madeira em construção civil, com um modelo recente e inovador de aplicação tanto estrutural quanto estética da madeira em um mercado que tem ao longo dos anos direcionado pesadamente ao uso do betão barateando o seu custo e aumentando o custo da madeira, mesmosabendo que a madeira é um recurso renovável e ecológicamente menos agressivo que o betão.



2 MADEIRA LAMINADA COLADA



Também conhecida como glued laminated timber ou glulam. Entende-se por Madeira Laminada Colada, as peças de madeira, reconstituídas a partir de lâminas (tábuas), que são de dimensões relativamente reduzidas se comparadas às dimensões do produto final, que varia deacordo com as necessidades da estrutura. Essas lâminas são unidas por colagem, e são dispostas de tal forma que as suas fibras estejam paralelas entre si.



2.1 HISTÓRICO



Pelos registros que se tem conhecimento, a aplicação da Madeira Laminada Colada teve início no século XIX. Inicialmente, as lâminas de madeira eram sobrepostas umas as outras e mantidas naquele formato por ligaçõesmecânicas. Mas a criação da propriamente dita MLC (Madeira Laminada Colada) só foi possível com o surgimento das colas de alta resistência. Então, em 1906, com o surgimento da cola de caseína (derivada do leite) que o mestre carpinteiro suíço Otto Hetzer optou em substituir as ligações metálicas de braçadeiras e parafusos pela cola e com essa mudança, obteve-se uma seção mais homogênea e sem que aslâminas deslizassem entre elas. A partir daí, a MLC evoluiu em paralelo com o progresso ocorrido com as colas, que com o passar dos anos foram se tornando cada vez mais eficientes. Mas seu grande progresso ocorreu por volta de 1940, juntamente com o aparecimento das colas sintéticas, e vem aprimorando a MLC até os dias atuais.




2.2 APLICAÇÃO



A aplicação da MLC é extensa,respondendo bem aos parâmetros estéticos e estruturais exigidos na maioria dos projetos. Com as estruturas em MLC é possível ter até 100 metros de vão livre sem a intervenção de apoios em áreas intermediárias, e os exemplos de aplicação vão desde passadiços, escadas, abrigos até estruturas mais elaboradas feitas totalmente em madeira. O fato de possibilitar curvas e arcos dá a MLC a preferência...
tracking img