Sena

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 Transportadores de Materiais

2.1.1 Transportador de correia

[pic]

Fonte: http://transystems.nei.com.br/transystems/upload/20111226163956_Transp-Correia-Horizontal-1.jpg

O transportador de correia deve estar totalmente inspensionado, sem desgaste na correia, sem desquadramentos, caída do material, etc.

O maior problema do Transportador de correia está no ponto decarregamento do material, 90% dos problemas dos transportadores seriam evitados, se na hora de colocar o material, ele fosse colocado no centro da correia, com uma altura adequada da caída do material para evitar; atrito, empoeiramento e fluidização de materiais finos.















2.1.2 Transportador helicoidal

[pic]

Fonte:http://agricola.gaidzinski.com.br/produto/transportadores-helicoidais

O transportador helicoidal é apropriado para curtas distâncias e pequenas vazões. Serve também para o processo de misturar e separar materiais e até resfriá-los ou aquecê-los. Depende muito do material a ser transportado para definir o Transportador helicoidal, Os tipos mais comuns são Hélice simples, hélice com dentes, para desagregar componentes do material transportado, hélice compás, para realizar misturas, e hélice em fita, podendo ser em fita simples ou fitas múltiplas, para transporte de materiais viscosos ou pegajosos.

O conjunto do transportador helicoidal é composto por motor, e caixa de redução e acionamento, que é composta por polias ou engrenagens.















2.1.3 Transportador de corrente

[pic]

Fonte:http://www.casp.com.br/produtos-int.php?id=7&iddep=3

O transportador de corrente é constituído de estruturas metálicas rígidas, e tem grande vantagens comparado a outros transportadores, por ser desmontáveis e facilmente substituíveis. È bem requisitado para ambiente até 1250 ºC como forjarias, fundições, transporte rápido de peças, e etc.

Os Principais componentes de um transportador de corrente são: Pé oumódulo de esticamento, laterais, fundo, tampas de cobertura, roletes guia, entradas, cabeça de acionamento e funis de descarga.

















2.2 Elementos de Máquinas



2.2.1 Elementos de transmissão

[pic]

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transmissao-cvt/transmissao-cvt-9.php

Ás máquinas de todos os tipos podem ser desmontadas eencontrada dentro delas elementos de transmissão que recebe movimento por meio de mecanismos que são os transmissores, eles transferem ou transformam os movimentos e forças em outras com direções e valores diferentes. Exemplos: Rodas de atrito, correias e manivela.

2.2.2 Elementos de Fixação

[pic]

Fonte: http://www.fusopar.com.br/produtos



Na mecânica as peças que precisam união, exigemelementos que são chamados de elementos de fixação.

Os mais usados em mecânica são: Rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas, e etc

Por outro lado tempos elementos como: cola, fita adesiva, grampos. Para unir uma caixa de papelão.

Para unir chapas, perfis e barras. Usa-se soldas, soldagem a laser, soldagem a plasma e soldagem com hidrogênio atômico.

Temos também,Arames, tubulares, Parafuso, Porca, Prego, Brasagem, Bucha (fixação) e etc.


2.2.3 Acoplamentos

[pic]

Fonte: http://www.ktr.com/br/empresa/catalogos_tecnicos/catalogos_acoplamento.htm

Os Acoplamentos servem para unir dois eixos de equipamentos distintos transmitindo força. Mas tem outros requisitos como: Absorver desalinhamento entre os eixos; Absorver, parcialmente, choques em um doseixos; Armortecer vibrações torcionais; Amortecer vibrações torcionais; Proteger máquinas e equipamentos de sobrecarga funcionando como fusível.

Os acoplamentos, em mecânica servem para transferir força um para o outro, São divididos em acoplamentos rígidos e complacentes.

Existem diversos tipos de acoplamentos mecânicos como por exemplo:

▪ Acoplamento de fole
▪ Acoplamento tipo...
tracking img