Macunaima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Envie esta
página
HISTÓRIA
Macunaíma e Retrato do Brasil: A Construção da Identidade Nacional, sob o Traço da Luxúria
Silvana Assad
Mestranda da Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.
Introdução
A aproximação entre Macunaíma, de Mário de Andrade, e Retrato do Brasil, de Paulo Prado, consiste na proposta fundamental deste trabalho. Tal aproximação estabelecer-se-áatravés do tema nacionalismo - comum a ambos os textos -, num diálogo permanente com o contexto histórico-cultural do Brasil na década de 20.
Mário e Paulo, envolvidos no movimento cultural e intelectual denominado Modernismo, buscaram provavelmente, na confecção das obras em questão, revelar o caráter do brasileiro, a sua identidade, lançando mão da história da formação da sociedade brasileira,desde a colonização. No sentido de delimitar esse tema por demais abrangente, o trabalho centrar-se-á na análise da questão da luxúria como um dos traços mais característicos do brasileiro, segundo o olhar dos dois autores.
A discussão sobre o método de aproximação dos dois textos iniciar-se-á, por um lado, apontando para a semelhança nodal entre ambos. Retrato do Brasil e Macunaíma foram produzidossob o mesmo contexto histórico, cultural e ideológico. Seus autores, respeitando a individualidade de cada um, não só participaram do movimento de reação aos padrões culturais até então estabelecidos entre nós, como faziam parte de uma elite intelectual reunida por ideais comuns. Nesse sentido, Macunaíma e Retrato do Brasil se assemelham profundamente.
Ressaltada tal semelhança fundamental,tornar-se-á necessário explorar a diferença essencial entre as obras: a sua intencionalidade. Prado nos legou uma dissertação histórica sobre sua época, enquanto Mário nos apresentou um texto ficcional, literário. Respeitando essa diferença e buscando não investir sobre o texto literário como se fosse ele histórico ou apenas reflexo da realidade, o trabalho compreenderá uma pequena discussão - baseadanas ideias do crítico literário Antonio Candido - em torno dos cuidados que deve tomar o cientista social ao debruçar-se sobre o texto literário.
Consoante com essa metodologia e, portanto, objetivando estabelecer uma relação dialógica entre textos e contexto, a segunda parte do trabalho ocupar-se-á da apresentação do contexto histórico-cultural do Brasil dos anos 20, com atenção maior voltadapara a Semana de Arte Moderna e para o Modernismo. No que se refere à análise propriamente dita de Macunaíma e Retrato do Brasil - terceira parte do trabalho -, vale ressaltar que a monografia se utilizará apenas da bibliografia concernente ao livro de Mário de Andrade, já que são grandes as dificuldades de levantamento bibliográfico sobre Retrato do Brasil.
Por fim, faz-se necessário considerarainda o caráter ensaístico do presente trabalho, cujo objetivo maior limita-se a um tatear de possibilidades que tem o historiador ao estudar o texto literário. Trata-se de respeitar a fronteira história/literatura sem, contudo, inviabilizar um olhar histórico sobre a produção literária/ficcional.
1. Alguns pressupostos metodológicos
A aproximação dos textos Macunaíma e Retrato do Brasil pareceexigir pressupostos metodológicos que cotejem semelhanças e dessemelhanças existentes entre ambos. Embora não se pretenda aqui uma profunda discussão crítica dos mesmos, as ideias que se seguem podem vir a esclarecer os motivos pelos quais fez-se necessária a apresentação do contexto brasileiro à época em que as obras foram produzidas e de que forma a análise pretende-se embricada à teoria que asustenta.
Por um lado, permeando as semelhanças, situa-se a ideia de que as obras foram produzidas no mesmo contexto econômico, social, político e cultural. Mário e Paulo, além disso, faziam parte de uma elite intelectual que vivia, na década de 20, sob a exigência de construir a identidade nacional. Mas, no momento, tal construção derivava de uma postura crítica frente à realidade brasileira,...
tracking img