Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A macroeconomia tem como fundamentar a teoria e a política e trata da evolução da economia como um todo analisando e determinando comportamentos agregados econômicos,tem uma importância para o gestor de alcançar os objetivos traçados como reduzindo custos, receitas, vendas, metas, etc.
As formas do PIB são três:
Pela ótica deprodução- correspondem as somas de valores agregados líquidos como: depreciação do capital. Impostos indiretos, secundário e terciário da economia, etc.
Pela ótica de renda- OPIB é calculado á partir das remunerações pagas dentro do território econômico de um país, como a soma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos somam-se á esse oslucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital, e finalmente, subtraem-se os subsídios.
Pela ótica do dispêndio- Resulta na soma dos gastosem consumo das unidades familiares e do governo, mas as variações de estoques, menos as importações de mercadorias e serviços e, mas as exportações, sob essa ótica, o PIBé também denominado despesa interna bruta.
O PIB nominal calcula o preço corrente, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.
O PIB real calculaos preços constantes onde é escolhido um ano base onde é feito o calculo do PIB eliminando assim o efeito de inflação.

A função produção agregada pode ser escrita daseguinte forma:
Y = F (KN)
Y = Produção Real
K= Estoque Capital
N = Quantidade de Mão de Obra
No curto prazo o estoque de produção é fixo como indica a barra sobreo símbolo do capital, portanto a produção varia unicamente com as modificações na utilização da mão de obra (N), que provém de uma população, que é fixa por suposição.
tracking img