Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – O principio da demanda efetiva, de acordo com Keynes, propõe que o empresário toma sua decisão de quantos trabalhadores contratar e de quanto produzir com base em quanto ele espera vender. No entanto, na teoria geral de Keynes, ele opta por considerar apenas a demanda esperada pelo empresário, diferente da demanda efetivamente realizada. Keynes coloca-se no ponto de vista dos empresários,que é aquele cuja ação depende a produção e movimento da economia. A produção agregada destina-se a satisfazer a demanda que ele denomina efetiva, esperada pelo empresário no momento de fazer um investimento. Ela se decompõe em investimento e consumo agregados, que são determinados exclusivamente pela ação dos empresários, tomados com base no estado das expectativas.
As principais diferenças entreos dois modelos, Clássico e Keynesiano, podem ser diferenciadas nos pontos de vista de cada modelo. Para os economistas clássicos, a economia de mercado era auto regulável e tendia quase que automaticamente para o pleno emprego. O desemprego era sempre de caráter transitório, explicável pelas flutuações naturais no ciclo de negócios que caracteriza a economia capitalista.
Com a crise na economiamundial denotada pela quebra da Bolsa de Nova York em 1929 veio trazer uma depressão, deflação e quedas significativas dos salários mínimos dos países desenvolvidos (EUA e países europeus).
Em 1936, Keynes publicou seu livro Teoria Geral do Emprego, Juros e da Moeda, que provocou uma revolução na teoria econômica predominante até então Keynes procurou mostrar que o equilíbrio da economia numasituação de pleno emprego era apenas uma das situações possíveis e que, na realidade, provavelmente o equilíbrio se daria numa situação em que houvesse desemprego no mercado de trabalho.

2- A Demanda Agregada (DA), é a soma das demandas por bens e serviços finais de todos os agentes econômicos, e seus principais componentes são p consumo e o investimento.
No equilíbrio, toda a produção daeconomia no período será vendida aos agentes econômicos, ou seja, a economia não apresentará variação de estoque no período.
De acordo com o modelo keynesiano, para que o produto esteja em equilíbrio, é necessário que o produto seja igual à demanda agregada. Essa condição de equilíbrio pode ser expressa por: Y=DA. Onde Y representa o produto agregado e DA a demanda agregada.
A demanda agregada éconstituída pela soma do consumo (C) com o investimento (I), com os gastos do governo (G) e com o saldo comercial (X-M), (Exportações menos Importações), e é representada do seguinte modo: Y = DA +C +I + G + (X – M).
A Demanda Agregada sofre elevação de valor determinadas pelo aumento de valor de qualquer um dos componentes autônomos das variáveis que a influenciam positivamente, como osinvestimentos, gastos do governo e exportações.
A Demanda Agregada também aumenta como resultado da diminuição do valor dos componentes autônomos das variáveis que influenciam negativamente, como tributação e importações.

3- No modelo Keynesiano, a curto prazo, o investimento é um elemento apenas da demanda agregada. A decisão de investir no modelo Keynesiano pode ser definida de dois modos, sendoeles o investimento parcialmente ou totalmente autônomo.
No investimento autônomo, assume-se que os empresários tomam suas decisões de investir sem levar em consideração o nível de renda presente; No investimento parcialmente autônomo, o nível de investimento depende de forma direta do nível de renda da economia, ou seja, quanto mais alto a renda, maior será o nível de investimento.
Nestemodelo Keynesiano, o investimento não depende da renda nacional, mas de outras variáveis como taxas de juros, rentabilidade esperada, rentabilidade passada, entre outros. Se fosse induzido pela renda ou dependente da renda, teríamos Função Gastos do Governo, tributação, importação e exportação.

4 - Investimento, é a parcela de recursos (capital) em que as empresas aplicam em equipamentos e...
tracking img