Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação Projeto em Educação Ambiental
Primeiro Semestre- Meio Ambiente 2012 Professor Eduardo Saul
Nome: Rafael da Fonte n: 31
1) Marque (V) verdadeiro ou (F) falso.

( F ) Todos nós temos conhecimento de que as questões ambientais começaram a se apresentar pelos idos dos anos 1980, quando eclode no mundo um conjunto de Manifestações, incluindo a liberação feminina, a revoluçãoestudantil de maio de 1978 na França e o endurecimento das condições políticas na América Latina, com instituição de governos autoritários, em resposta às exigências de organização democrática dos povos em busca de seus direitos à liberdade, ao trabalho, à educação, à saúde, ao lazer e à definição participativa de seus destinos.

( F ) A fim de buscar respostas a muitas questões voltadas ao meioambiente , realiza-se, em 1972, a Conferência de Tbilisi. Desde então, a Educação Ambiental passa a ser considerada como campo da ação pedagógica, adquirindo relevância e vigência internacionais.

( V ) Acrescentou-se aos princípios básicos da Educação Ambiental da Carta de Belgrado que a Educação Ambiental deve ajudar a descobrir os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais edesenvolver o senso critico e as habilidades necessárias para resolver problemas, utilizar diversos ambientes educativos e uma ampla gama de métodos para a aquisição de conhecimentos, sem esquecer da necessidade de realização de atividades práticas e de experiências pessoais, reconhecendo o valor do saber prévio dos estudantes.

( F ) A década de 1990 caracteriza-se por uma profunda crise econômicaque afeta o conjunto dos países do mundo, bem como por um agravamento dos problemasambientais. Concebe-se a realidade socioeconômica em termos sistêmicos e estruturais, mostrando a entropia do processo econômico, com a aplicação das leis da termodinâmica na economia.

2) Quais foram os aspectos econômicos que aceleram as discussões em torno da EA na década de80? A partir da década de80,duas vertentes passaram a ganhar corpo dentro no movimento ambiental.Primeiro a constatação dos limites do aparato jurídico-institucional disponível,face ao agravamento dos desafios ambientais.Segundo,cresceram a percepção dentro do movimento ambientalista de que o discurso ambiental não se encontrava efetivamente disseminado na sociedade.Alem disso,a resistência a profissionalização dasONGs,melhorando sua eficiência organizacional,característica importante das ONGs norte americanas,contribuíram para menor eficácia de suas ações.

3) Qual a diferença entre movimento ambientalista e movimento conservacionista? A visão conservacionista contempla o amor pela natureza, mas permite o uso sustentável e assume um significado de salvar a natureza para algum fim ou integrando o ser humano. Naconservação a participação humana precisa ser de hamornia e sempre com intuito de proteção. O movimento ambientalista sua principal preocupação é a defesa do meio ambiente, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas antipoluição. O ambientalismo não visa somente os problemas ligados ao meio ambiente, mas também as atitudes a serem tomadas para uma possível diminuição ou até mesmosoluções desses problemas.

4) A educação ambiental possibilita identificarmos quatro grandes conjuntos de temas e objetivos com os quais se identificam distintos projetos de educação ambiental, em diversos locais do país. São eles:

1)Biológicos:Proteger,conservar, e preservar espécies,ecossistemas eo planeta como um todo;conservar a biodiversidade e o clima(deter o buraco na camada deozônio e o efeito estufa); detectar as causas da degradação da natureza, incluindo a especie humana como parte da natureza;estabelecer as bases corretas para a conservação e utilização dos recursos naturais.

2)Espirituais/culturais:Promover o auto-conhecimento e o conhecimento do Universo através do resgate de valores,sentimentos e tradições e da reconstrução de referencias espaciais e temporais...
tracking img