Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia é o estudo dos agregados econômicos, de seus comportamentos, e das relações que guardam entre si.

Agregados econômicos são áreas da economia que juntam dados de um país inteiro. São exemplos de agregados econômicos: Produto Interno Bruto (PIB = a produção do país inteiro), nível de emprego (do país inteiro), taxa de inflação (do país), etc.

A macroeconomia difere damicroeconomia, porque esta estuda mercados, firmas, etc., enquanto a macroeconomia só estuda os grandes agregados econômicos, ou seja, aquilo que agrega dados de todo país.

A evolução nos estudos da macroeconomia se iniciou em 1930. Antes desse período, o que vigorava, em termos econômicos era a microeconomia e a economia liberal. A macroeconomia recebeu grande impulso com a publicação da obra de JohnMaynard Keynes, “A teoria geral do emprego, do juro e da moeda”, de 1936.

Tal obra reformulou conceitos como produção e emprego de tal forma que se diz ter ocorrido, na época, uma “revolução” keynesiana. Tal revolução veio a se contrapor à teoria econômica que vigia da 2a metade do séc. XIX até 1930, que era, conforme dito acima, a economia liberal (ou Neoclássica), que acreditava em preceitoscomo: a) Pleno emprego automático, b) Não-intervenção governamental na economia, c) Lei de Say (“a oferta cria sua própria procura”).

Logo, até 1930 vigorava a chamada teoria neoclássica, cujos proponentes acreditavam no pleno emprego automático (as economias de mercado se auto-regulavam) e na lei de Say, não sendo necessária (segundo eles acreditavam) a intervenção governamental.

Porém,durante a Crise de 29, quase nada do que a economia liberal pregava estava ocorrendo, pois o desemprego era grande, ou seja, o pleno emprego, que seria automático segundo os neoclássicos, não estava ocorrendo; e estava havendo superprodução (o que seria impossível segundo a Lei de Say), de forma que havia mais oferta de produtos do que demanda por eles, gerando aumento indesejado de estoques e quedade seus preços devido à abundância.

Estes fatores contrariavam frontalmente a teoria neoclássica, mostrando que ela estava errada, e demandavam uma nova teoria que explicasse o mundo econômico de forma mais realista. Esta nova teoria foi criada por Keynes.

Portanto, como dito, a teoria econômica clássica, não explicando a realidade, necessitava de uma mudança. Daí surgiu a “revoluçãokeynesiana”.

Surge, então, John Maynard Keynes (1883-1946), talvez o maior economista do século XX, afirmando que o governo deveria passar a intervir na economia para que fosse possível aumentar a demanda agregada (através dos maiores gastos do governo) para atingir o pleno emprego (todas as pessoas empregadas e as fábricas operando na máxima capacidade).

O governo participar da economia eraconsiderado uma grande heresia pelos liberais, e Keynes chegou a ser comparado aos comunistas, quando na verdade ele foi o salvador do capitalismo, na época em grande crise.

Para Keynes, a teoria neoclássica funcionava apenas em certos casos e não em todos os casos como queriam os liberais. Para ele, em momentos de crise o liberalismo não era capaz de solucionar o problema e então serianecessária a intervenção do Estado.

A idéia básica de Keynes era utilizar políticas de gasto público (fiscal) para reduzir o desemprego, como ele explicou em seu famoso livro “Teoria Geral”. Isso significava o fim do não-intervencionismo liberal.

Para Keynes, para acabar com a Crise de 29, os governos deveriam praticar déficits públicos (gastar mais do que arrecadavam com impostos) utilizando odinheiro, de preferência, para empregar os desempregados. Isso geraria uma maior demanda agregada (mais compras) que seria capaz de retirar as economias da estagnação. Maior demanda geraria maiores preços, que gerariam mais negócios, que gerariam mais emprego e o fim da crise. Nos EUA o plano adotado chamou-se New Deal, e foi implementado pelo Presidente Roosevelt.

Por ter feito muito sucesso, a...
tracking img