Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia
O objetivo principal da teoria econômica é o de analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia.
Escola Neoclássica: tem como princípio a racionalidade dos agentes econômicos, ou seja, perante uma série de opções, os indivíduos, livremente, escolhem a que consideram a mais vantajosa.Na tentativa de determinar como os preços e as quantidades são estabelecidos, desenvolveram-se dois métodos de análise básicos: abordagem de equilíbrio parcial e a de equilíbrio geral.
ABORDAGEM DE EQUILÍBRIO PARCIAL: Analisa determinado mercado sem considerar os efeitos que este possa provocar sobre os demais existentes na economia.
ABORDAGEM DE EQUILÍBRIO GERAL: Neste caso,acredita-se que tudo depende de tudo, e, assim, se quiséssemos determinar como são formados os preços dos bens, deveriamos, inicialmente, listar todos os bens que são produzidos pela economia e todos os tipos de insumos utilizados, e considerar que, nas demandas e ofertas de cada um dos bens, todos os preços dos demais bens são importantes.
Se considerarmos uma economia fechada (sem relação comoutros países), a macroeconomia observa-a como se ela fosse constituída por quatro mercados: mercado de bens e serviços, mercado de trabalho, mercado monetário e de títulos e mercado cambial.
1) Mercado e bens e serviços: tem-se a agregação de todos os bens produzidos pela economia durante certo período de tempo e define-se o chamado produto nacional.
2) Mercado de trabalho: Agrega todos os tiposde trabalho existentes na economia. São relevantes a taxa salarial e o nível de emprego.
3) Mercado monetário e de títulos: a principal característica vem do uso da moeda para efetuar as trocas; além disso, o mercado de títulos é aquele onde os agentes superavitários emprestam para os deficitários.
Agentes superavitários: possuem nível de renda superior aos seus gastos.
Agente deficitário:possuem nível de gastos superior ao nível de renda.
4) Mercado cambial ou de divisas: Nas transações com o resto do mundo (exportação e importação) surge a demanda/oferta por moeda estrangeira para liquidar as transações. É relevante a taxa de cambio (influenciam nos resultados econômicos).
Desenvolvimento histórico da Macroeconomia
A Teoria Neoclássica acreditava que com a flexibilidade depreços, salários e mercados competitivos, a economia chegaria ao pleno emprego, que é quando todos os recursos estão sendo empregados de uma forma máxima, ou seja, é o encontro da demanda e da oferta (mercado perfeito). Apesar dos resultados teóricos serem satisfatórios, na realidade não era assim que ocorria.
Em 1930, surgiu o livro Teoria Geral do Emprego, Juros e Moeda, elaborado por JohnMaynard Keynes, que contrariava os resultados apontados pela teoria neoclássica. Ficou provado que o mercado não é capaz de promover o pleno emprego; a intervenção do Estado é fundamental para estabilizar os processos econômicos.

Objetivos da Macroeconomia
A macroeconomia estuda a economia em seu conjunto, analisando as variáveis de maneira agregada, e não de maneira isolada, como amicroeconomia.
A macroeconomia analisa o comportamento global do sistema econômico, interpretando um numero reduzido de variáveis principais, como produção de um território ou de uma economia, nível de emprego, nível de consumo e o nível de preços.
O objetivo das políticas macroeconômicas é alcançar um ou mais dos seguintes objetivos:
• Alto nível de emprego;
• Estabilidade de preços – inflação;• Distribuição eqüitativa da renda;
• Crescimento econômico – per capita ou produto nacional per capita.

Contabilidade Social
Congrega instrumentos de mensuração capazes de aferir o movimento da economia de um país num determinado período de tempo.
É a Contabilidade social que é responsável por medir: Quanto se produziu, quanto se consumiu, quanto se investiu, quanto se vendeu no...
tracking img