Obs.: Alguns detalhes do desenho não poderão ser mostrados por motivo de segurança.
Base interna de sistema de engrenamento do cabeçote do motor ZF.
Material: VF800 AT
Considerações do desenho:
1 – Todas a dimensões da peça onde deverá ser retificado pede-se um paralelismo de +- 0,05mm
2- Tolerância geral de +- 0,2mm
Processo de produção:
1 – Esquadrejar omaterial com 200x200x51.
2 – Executar os furos de diâmetro de 38mm deixando 1mm de sobremetal.
3 – Executar o rasgo de 60mm deixando 1mm de sobremetal.
4 – Executar o rasgo de 20mm deixando 1mm de sobremetal.
5 – Executar os 4 furos de fixação.
6 – Temperar a peça com temperatura de 1030º e revenir com 500º.
7- Após cementar a peça, calibrar os 4 furos com diâmetro de 38mm.
8– Retificar a peça em todas as partes que se pede.
Análise técnica do material a ser usado.
Trabalho a Frio
Para exigências de alta performance
Os aços para trabalho a frio se destinam à fabricação de ferramentas utilizadas no processamento a frio de outros aços, ferros fundidos, metais não-ferrosos e metais não- metálicos, em operações diversificadas como corte, dobramento, estampagem,cunhagem, extrusão, trefilação de aços, trabalhos em madeira, prensagem de pós metálicos e materiais cerâmicos, moagem de pigmentos de tintas, perfurações de rochas e corte de papel, entre outras aplicações.
VF800AT - Um aço de alta tenacidade para trabalho a frio.
Com o objetivo de aperfeiçoar seus produtos, a Villares Metals decidiu investir no desenvolvimento de um aço com melhor tenacidade emelhor relação custo-benefício. Após estudos realizados em seu Centro de Pesquisas, surgiu o VF800AT.
A tenacidade foi melhorada devido à presença de menores teores de carbono e cromo e maior teor de Mo.
A elevada tenacidade e a resistência ao desgaste do VF800AT o tornam um aço ideal para trabalho a frio, como pentes e rolos laminadores de roscas, facas industriais, ferramentas de cunhagem,matrizes de corte e repuxo, etc.
Segue abaixo alguns tipos de materiais e suas empregabilidades:
Fonte – Villares Metais
RECOMENDAÇÕES SOBRE TEMPERATURAS DE TRATAMENTO TÉRMICO DO
AÇO VF 800AT
Desde o projeto e a escolha do aço até as operaçõesdo processo de produção, muitos fatores estão interligados ao desempenho das ferramentas.
O tratamento térmico é um deles e ocupa posiçãodedestaque.As propriedades mecânicas de aços ferramentasomente são atingidas após o tratamento térmico.
Temperaturas e procedimentos adequados de tratamentosão indispensáveis para a obtenção das propriedades desejadas.
Consequentemente, os benefícios de um aço ferramenta, por mais altaqualidade que ele possua, apenas serão aproveitados após um adequado tratamento térmico.
O intuito destetrabalho é viabilizar informações técnicas sobre o tratamento térmico do açoVF 800AT. Visa-se, assim, otimizar as propriedadesda ferramenta produzida e fazer com que o potencial
do uso do VF 800AT seja plenamente alcançado.
A seguir são feitas recomendações para o tratamentotérmico do VF 800AT e são mostradas as diferenças em relação ao tratamento térmico dosaços VD2 e VC131.
ComposiçãoQuímica
Os aços VF 800AT, VC131 e VD2 possuem composições químicas consideravelmente diferentes (ver Tabela 1). Possuem, consequentemente,comportamentos distintos quanto a dissolução de carbono e elementos de liga, que ocorre no aquecimento
para a têmpera. E durante o revenimento,também possuem condições distintas de precipitaçãode carbonetos, gerando durezas consideravelmente diferentes.Resposta ao Tratamento Térmico
A Figura 1 apresenta as curvas de revenimentodo VF 800AT temperado a partir de baixa temperatura– 980 ºC – e na temperatura adequada –1030 ºC. Para a menor temperatura, verifica-se quenão é atingida a dureza necessária para as aplicaçõesde trabalho a frio, normalmente entre 58 e 61 HRC.
O mesmo não ocorre com os aços VD2 eVC131 porque, como já comentado,...