Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARDERNO 1 – A Macroeconomia Clássica (I): Produto e Emprego de Equilíbrio

Questões (1, 4, 5 e 7) Paginas 63 e 64

01 – Em que sentido o ataque dos clássicos contra o mercantilismo foi importante na formação das visões dos economistas clássicos sobre as questões macroeconômicas?

Os economistas clássicos acentuavam o papel dos fatores reais, por oposição aos monetários, na determinação dasvariáveis reais, como a produção e o emprego. A moeda teria na economia somente a função de troca. Os economistas clássicos insistiam nas tendências de auto-regulação das economias. Entre as ações consideradas desnecessárias e, geralmente, prejudiciais, pelos economistas clássicos, estavam as políticas do governo para assegurar a adequação da demanda à produção.

04 – Suponha que o gosto dopúblico mude de tal modo que o lazer venha a ser mais desejável que as mercadorias. Em sua opinião, de que modo essa mudança afetaria o produto, o emprego e o salário real do modelo clássico?

Ao tomar a decisão trabalho-lazer, ele está preocupado com o poder de compra, em termos de bens e serviços, que adquire por unidade de trabalho. Se, por exemplo, seu salário monetário aumentasse de $2 por horapara $4 por hora, mas os preços de todos os produtos dobrassem, após a mudança ele estaria ofertando a mesma quantidade de trabalho que ofertava antes. Supõe-se que mais trabalho seja ofertado se os salários reais forem mais altos. Isso reflete o fato que, em termos de renda não recebida, um salário real mais alto significa um maior preço do lazer. A esse preço mais alto assumimos que otrabalhador escolherá ter menos lazer.

05 – Denominamos a visão clássica do mercado de trabalho como uma caracterização de mercado leiloeiro. Quais são as suposições subjacentes nessa caracterização?

Preços e salários perfeitamente flexíveis e informações perfeita sobre os preços de mercado, por parte de todos os participantes.

07 – Quais fatores são os principais determinantes do produto e doemprego no sistema clássico? Qual é o papel da demanda agregada na determinação do produto e do emprego?

No modelo clássico, os fatores que determinam a produção e o emprego são os que determinam as posições das curvas de oferta e demanda por trabalho, bem como a posição da função produção agregada.

CARDERNO 1 – O Sistema Keynesiano (I): O Papel da Demanda Agregada

Questões (1, 3,4) Pagina116.

01 – Explique como as origens da revolução keynesiana associam-se ao problema do desemprego.

A economia keynesiana desenvolveu-se tendo como plano de fundo a depressão mundial da década de 1930, de acordo com a teoria de Keynes, o alto desemprego na Grã-Bretanha, Estados Unidos e em outros países industrializados era resultado de uma insuficiência de demanda agregada. A demanda agregadaestaria muito baixa em razão das políticas econômicas de combate ao desemprego. Para entender a caráter revolucionário da teoria keynesiana é útil considerar o estado do pensamento econômico com relação ao problema do desemprego, enquanto uma questão de política econômica, à época de seu desenvolvimento.

03 – Explique cuidadosamente a diferença entre investimentos realizados e desejados. Emqual componente dos investimentos ocorre à discrepância entre os dois totais?

A mudança dos dispêndios com investimentos desejados era um dos principais fatores responsáveis pelas alterações na renda. Os gastos com consumo não seriam, contudo, uma fonte independente e importante para explicar a variabilidade da renda, admitindo a ausência de outros fatores forçando alterações nessa variável. Oconsumo era, fundamentalmente, um gasto induzido, dependente do nível de renda.

04 – Explique a teoria de Keynes sobre a forma pela qual as expectativas afetam a demanda por investimentos. Como se relaciona essa teoria com a visão de Keynes de que a demanda agregada seria instável na ausência de políticas estabilizadoras do governo?

Eles se inclinavam a extrapolar as tendências do passado...
tracking img