Estoria de severino e a es

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na esfera estatal, no âmbito federal e estadual a principal forma de contrato dos assistentes sociais é estatutária (Regime jurídico único), no âmbito municipal diminui o vinculo estatutário e crescea multiplicidade de contratos.
Em segundo termo, o processo de “descentralização” tem-se realizado mediante redução drástica de contratações no âmbito federal e estadual.
Os dados se pesquisas, noRio de janeiro mostram um volume importante de instituições federais e estaduais cujo ultimo ano de contratação de assistentes sociais esta entre 1972-85 ou entre 1986-90.
Em terceiro lugar, noâmbito municipal, maior contratação de assistentes sociais terceirizados do que nos âmbitos federal e Estadual. Como sabemos, a terceirização vai acompanhada de significativa perda de direitos trabalhistase instabilidade empregatícia.
Um quinto aspecto de pesquisa mostra que, em relação a carga horária dos assistentes sociais, se no âmbito federal mais de 90% trabalham 40 h/ semanais, e se os doEstados tem contratos por 40 ou 30 h/, no âmbito municipal mais de 40% tem contrato de apenas 20h/semanais e quase 20% deles tem multiplicidade de carga horária.
Por seu turno, comparativamente, menosassistentes sociais no âmbito municipal (36%) trabalham no sistema padrão ( ate 8h/ diária) no que no âmbito estadual (53% ) e no federal(86%). Alem disso, uma analise de dados da pesquisa mostra como,na esfera estatal, tanto no âmbito federal como no estadual e municipal, tem aumentado significativamente as demandas do usuário a instituição a parti de 1990 aumentando em mais de 60% as atividadesde assistentes sociais. A questão é que, por um lado, com o aumento de demanda em todas as esferas, ocorre uma redução de assistentes sócias nos âmbitos federais e estaduais.
Por outro lado, comoredução de recursos em todas as esferas, ocorre um aumento de assistentes sociais em algumas instituições municipais, que, não obstantes, tem, como já se observou, menor carga horária, maior...
tracking img