Maconha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Nessa ordem encontramos os insetos vulgarmente conhecidos como piolhos. São todos eles hematogofos, com metamorfose gradual — paurometábolos( ver capítulo 38, Ciclo Biológico) – e parasito de mamíferos.

Segundo orientação moderna, essa ordem apresenta cerca de 532 espécies distribuídas em 15 familias, das quais apenas duas apresentam especies que parasitam o homem: a)Pediculidae, com as especies Pediculus capitis(Lineu, 1758) (=Pediculus humanus Lineu), que é o piolho da cabeça e Pediculus humanus Lineu, 1758 (= Pediculus humanus corporis), que é o piolho do corpo ou “muquirana”; b) Pthiridae, com a espécie Pthirus púbis Lineu, 1758 (= Phthirus púbis(, vulgarmente conhecida como “ chato” .

Esses insetos antigamente pululavam na espécie humana. Depois, com oprogresso, higiene individual, troca diária de roupa para dormir, advento de inseticidas eficazes, os Anoplura tornaram-se bastante raros, sendo então mais encontrados nos mendigos e favelados.

Atualmente, existe novo surto do piolho da cabeça, em todo mundo, atacando grande numero de crianças em idade escolar e, às vezes, adultos de todas as classes sociais. Parece que os principais fatores quelevaram ao aparecimento dessa epidemia tenham sido os seguintes: resistência do P. capitis e modificação dos hábitos sociais e afetivos, favorecendo o maior contato entre as pessoas ( salas de aula cheias, transportes coletivos repletos e beijos faciais para cumprimentos), indiferença das autoridades em relação à infestação (ignorando-a ou considerando-a passivamente como inofensiva) e a falta deinspeção em determinados grupos, como por exemplo, o de idade pré-escolar, que funcionariam como reservatórios. Já com o piolho no corpo, a explicação que justifica o não aparecimento de novos surtos é que com o hábito de se trocar as roupas para dormir, os ovos do P. humanus presentes nas dobras das roupas resfriam e morrem.

Além do prurido intenso, esses insetos podem veicular o tifoexantemático( Rickettsia prowazeki), a febre das trincheiras( Rochalimaea Quintana) e a febre recorrente( Borrelia recurrentis). Já o tifo murino(tifo endêmico) entre os roedores é mantida por piolhos, mas entre os roedores e o homem a transmissão é feita por pulgas. A picada dos insetos provoca uma dermatite, causada pela reação do hospedeiro e saliva injetada ao início da hematofagia. O prurido intenso levao paciente a arranhar a pele, abrindo porta de entrada para germes patogênicos.



Importância



Chama-se pediculose à infestação por piolhos sugadores: pediculose do couro cabeludo e pediculose do corpo. A infestação determinada pelos “ chatos” é denominadas pitiriase, pitirose, fitiriase, fitirose ou, impropriamente “pediculose do púbis”. Elas são caracterizadas por purido, irritação dapele ou do couro cabeludo e infecções estafilocócicas secundárias (impetigo), podendo, também, determinar inflamação ganglionar satélite e alopecia. Quando infestações severas por piolho da cabeça estão associadas com ______________sociais e dietas inadequadas, as crianças parasitadas podem apresentar-se anêmicas pela deficiência de ferro subtraído pela hematofagia.

Suas consequências sefazem sentir sobre a criança, os pais e os professores . A criança sente-se psicologicamente mal pela condição de parasitada, não raro escondendo a infestação num sentimento de vergonha. Esta ocultação da parasitose – por parte da criança, da família ou de escolas e comunidades- tem garantido a sobrevivência dos piolhos através dos tempos, realimentando a infestação. Os pais são tambem atingios poreste estigma que pode dar idéia de falta de higiene em casa. Os educadores enfrentam o problema de evitar a transmissão da moléstia a outros alunos, isolando as crianças infestadas, enfrentando a situação desagradável de comunicar o fato aos pais e, até, em certos casos, serem levados a suspender as atividades escolares por alguns dias. Contudo, é a criança quem paga o tributo mais alto aos...
tracking img