Ma estrutura perversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
André Gide uma estrutura perversa

A obra que se trata é o retrato do autor. Referimos ao escrito a Gide como “um ensaio dos mais completos que um homem já tentou para se compreender e seexplicar”.

Constelação familiar
Sua mãe Juliette foi um exemplo de mulher virtuosa. Seu pai Paul Gide, André herda o gosto por letras, o pai e lembrado por sua doçura, disponibilidade para brincadeiras ealegria que se contrapões a rigidez da mãe. Gide narra que quando não tinha muito trabalho seu pai dizia “meu pequeno amigo venha passear comigo” ele adorava sair com o pai, o qual perdeu aos 11 anos.Para Lacan a mãe de Gide é uma mocinha tão pouco receptiva aos pretendentes quanto às gentilezas. A mãe de Gide era uma mãe a qual o dever ocupava o lugar vazio do desejo.
A primeira infância e adebilidade: disfunção entre amor e gozo
Na relação primaria de Gide com sua mãe, o que se aprendeu foi algo de abissal. O retrato de sua primeira infância é de uma criança desgraçada, da misériahumanizada do qual sobressai à maldade, a imbecibilidade e a masturbação frenética. Gide não era psicótico, sua mãe dava muito valor à lei tornando se autoridade própria ao Nome do Pai. Após a morte do paiGide diz que sente derrepente totalmente envolto nesse amor que desde então se fecharia. Amor mortífero que não lhe permite negar a castração materna, assim constrói objeto de fetiche que cumpre funçãode desmentir a castração.
Com a morte do pai a mãe tranca e proíbe a entrada do filho na biblioteca e encerra dessa forma a presença paterna. Gide não é uma criança desejada, já que para sua mãe odesejo correlato ao falo esta excluído do amor e esta ligada ao dever.
A masturbação a céu aberto, sem culpa e por isso frenética indica um órgão não inserido na norma fálica. Segundo Lacan aperversão de Gide esta também na forma com que ele, adulto, ri dos pesadelos que relata ate a vida adulta. Sua primeira infância e marcada por cenas de “estremecimentos” como o frio da morte que surge...
tracking img