Luz e cores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a luz?

Pitágoras (582-500 a.C.) A visão é causada exclusivamente por algo emitido pelo olho”.

Aristóteles (384-322a.C.) “A luz é uma espécie de fluído imaterial que chega aos nossos olhos, vindo dos objetos visíveis,através de ondas”

Isaac Newton(1643 1727) Quando a luz passa de um meio material para outro meio ocorrem duas coisas. A primeira é que a velocidade da luz muda. Asegunda é que quando a incidência não é oblíqua, a direção de propagação também muda.A passagem da luz de um meio para outro damos o nome de refração.

Albert Einstein (1879 1955) FÓTON é a partícula elementar mediadora da força eletromagnética. O fóton também é o quantum da radiação eletromagnética(incluindo a luz).Em alguns aspectos, um fóton atua como uma partícula, por exemplo quandoregistrado por um mecanismo sensível a luz como uma câmera.Em outros ocasiões, um fóton se comporta como uma onda,tal quando passa através lente ótica.

Desde a antiguidade filósofos e cientistas se dedicaram para explicar os fenômenos observados com a luz e discutiram sobre a natureza da luz.Entre os antigos gregos, a escola Pitagórica acreditava que todo objeto visual emitia partículas. JáAristóteles concluiu que a luz era um fenômeno ondulatório.Newton(1672) acreditava na natureza particular (como partícula) da luz, embora no decorrer do tempo tenha manifestado sérias dúvidas a respeito.

Os antigos gregos descobriram que a luz se propaga em linha reta.Heron de Alexandria descobriu em experiências feitas com espelhos, que um feixe de luz refletida volta ao meio com o mesmo ângulo deincidência.O grego Claudius Ptolomy fez uma lista de ângulos de incidência e de refração que podem ter sido anotações de observações da refração na interface ar-água.

Em 1621 um matemático holandês Snell explicou o fenômeno observado quando se coloca um bastão reto dentro da água. Dependendo da inclinação, aparte submersa aparenta ter outra direção. Parece ser um bastão quebrado. Se o bastão écolocado perpendicularmente à superfície, não se mostrará truncado.Snell mostrou que quando a luz atravessa o ar e encontra uma superfície de água, parte da luz é refletida na superfície da água como previsto por Heron e parte da luz entra no outro meio, mudando de direção, mas continua caminhando em linha reta.Não há contradição com a teoria que a luz caminha em linha reta, porque em cada meiotransparente a teoria é respeitada.

A luz, que leva a imagem do bastão aparentemente truncado para os nossos olhos, se propaga em linha reta no ar, muda de direção ao atravessar a interface água-ar e continua em linha reta dentro da água. A luz bate e reflete no bastão, se propaga até chegar e impressionar os nossos olhos. As deflexões sofridas pelos raios de luz nas interfaces de meiosdiferentes dão a sensação de quebrado bastão.

Snell estudou a propagação da luz em diferentes meios como ar, vidro e água e notou que cada interface determina um desvio diferente e deu o nome de refração para a deflexão observada. Materiais diferentes apresentam índices de refração diferentes. Foi um outro holandês Christian Huygens que sugeriu que os índices de refração estão relacionados à velocidadeda luz ao atravessar esses materiais.

Hoje já não se discute mais, como nos séculos XVII eXVIII, se a luz é formada por feixes de minúsculas partículas ou se é uma propagação ondulatória.A luz não é onde nem partícula. Ela se constitui de fótons, partículas cujo comportamento tem natureza ondulatória.Apesar de ser uma visão muito simplificada da compreensão atual que a física tem da naturezada luz, basta saber que grande parte dos fenômenos luminosos podem ser estudados admitindo-se que a luz seja uma propagação ondulatória com todas as propriedades características desse fenômeno.

A luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível.Trata-se de uma radiação eletromagnética pulsante ou num sentido mais geral,qualquer radiação...
tracking img