Luxo do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

O MERCADO DE LUXO: COMPOSTO DE MARKETING E CRESCIMENTO NO BRASIL
GRANERO, Arlete Eni Granero; ALBUQUERQUE, Letícia Gera Gouvêa de.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar, através de uma compilação dos trabalhos de diversos autores, o mercado de luxo no Brasil, apontando suas principais características – produtos, estratégias de marketing, consumidores, crescimento eamadurecimento. É o resultado de um levantamento bibliográfico sobre o que é e por que prospera um mercado tão restrito. Palavras-chave: mercado de luxo; estratégias de marketing; luxo no Brasil.

Résumé: Le présent article a comme propos présenter, à travers une compilation des travaux des auteurs divers, le marché de luxe au Brésil, em signalant ses caractéristiques principales – des produits, desstratégies de marketing, des consommateurs, la croissance et la maturité. C'est le résultat d'une recherche bibliographique sur ce qu'il est et pour-quoi un marché tellement restraint prospère. Mots clés: marché de luxe; stratégies de marketing; luxe au Brésil.

O mercado de luxo, como muitos outros mercados, cresce acentuadamente no Brasil. Como explicar esse crescimento e o constanteinvestimento das principais empresas do segmento no mundo em um país cuja maioria da população é pobre? Atualmente, ricos e pobres vivem na mesma sociedade de consumo e são estimulados a buscar, conforme seus recursos, a auto-realização.

REC – Revista Eletrônica de Comunicação - © Uni-FACEF 2007 – Edição 03 – Jan/Jun 2007

2

A Teoria da Motivação de Maslow1 parte do propósito de que todas aspessoas buscam a auto-realização e que as necessidades do homem são classificadas de acordo com uma hierarquia. À medida que satisfazem uma necessidade, procuram satisfazer à próxima da hierarquia – fisiológica, segurança, social, estima e, por fim, auto-realização2. Já Freud3, segundo sua teoria psicanalítica, acredita que as pessoas não compreendem realmente o quê as levam a consumir. Ele diz que osconsumidores procuram motivos racionais para comprarem, quando, na verdade, buscam alimentar o próprio ego4. Seja qual for o motivo, o fato é que o homem descobriu seu ponto fraco: seu ego. Satisfazê-lo tem um efeito quase narcótico. A tendência é global. Muitas teorias que se aplicam ao resto do mundo também se aplicam ao Brasil e vice-versa. O objetivo deste artigo é mostrar o que é o mercado deluxo e desvendar os motivos por trás do crescimento do setor no país. Uma vez que o poder de compra e o nível de consumo aumentam, os profissionais do marketing e da publicidade se deparam com novas questões. É importante entender as peculiaridades e a potencialidade do mercado de luxo no Brasil e no mundo. 1 O Mercado de Luxo O chamado setor de luxo é usualmente entendido como composto por 35sub-setores5: acessórios de moda; bagagem/artigos de couro; calçados; cosmética; vestuário; relojoaria; perfumaria; automóveis; aviões particulares; iates; champagne; vinhos; cristais; ourivesaria; porcelana e faiança; mobiliário; outros têxteis da casa; luminárias; têxteis de mobiliário; distribuição alimentar; hotelaria; restauração; instrumentos de música; foto, som e vídeo; artigos de papelaria;edição; impressão; tabacaria; horicultura e cuidados corporais.

1 2

Abraham Maslow, psicólogo americano, criador da hierarquia das necessidades. COBRA, Marcos et al. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003. 72 p. 3 Sigmund Freud, célebre neurologista austríaco, fundador da Psicanálise. 4 COBRA, op. cit., p. 92. 5 CAROZZI, Elaine Michely Furtado. Mercado de Luxo no Mundo e no Brasil eChristian Dior: reposicionamento de marca no setor de luxo. ESPM, 2005, n.12, p. 110, jan-fev. 2005.

REC – Revista Eletrônica de Comunicação - © Uni-FACEF 2007 – Edição 03 – Jan/Jun 2007

3

"O luxo é tudo aquilo que não se vê." Coco Chanel6 2 Os 4 P’s do Luxo 2.1 Produto Segundo Danielle Allérès7, os produtos e objetos de luxo são classificados de acordo com seu nível de concepção,...
tracking img