Luto: entendendo as perdas significativas de nossas vidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO. Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre o Luto e a Melancolia do artigo de Freud. Justifica-se pela necessidade da construção de um conhecimento sistematizado sobre o luto. Tendo como objetivo a compreensão do luto e como lidar com essa perda significativa na vida de um indivíduo. O luto não é apenas a perda de um ente querido, mas também a perda de todo objeto queocupa o lugar de um ente querido.
Palavras-chave: Luto, Melancolia e Objeto de amor.

1. INTRODUÇÃO
Esse artigo foi trabalhado de acordo com a tradução da palavra Trauer, que vem do alemão, que pode significar tanto o afeto da dor como sua manifestação externa, do artigo de Freud de 1915, Luto e Melancolia (Trauer und Melancolie).
Segundo Machado, 2008, Freud já havia citado o luto em outrosartigos como em:
Estudos sobre a histeria (1915/1974), antecipava seu conceito de “trabalho de luto”, falando em “trabalho de rememoração”, lançando também as bases para o conceito de “reações de aniversário”, situações frequentemente encontrada na clínica. Em Cinco lições de psicanálise (1909/1970), Freud descreve o luto como um processo emocional. Em Notas sobre um caso de neurose obsessiva(1909/1996), afirma que um tempo normal de luto seria de dois anos. Em Totem e tabu (1913/1974), assinala a coexistência de afeição e hostilidade em relação ao morto, afirmando que esta última é reprimida, permanecendo inconsciente, e, quando projetada sobre o morto, dá origem a temores em relação a ele. Finalmente, Em Luto e melancolia (1915/1974), busca a sistematização do mecanismo de luto e suaresolução, comparando-o com a melancolia, enquanto condição patológica (p. 400).

Freud em 1915 com seu artigo luto e melancolia define que luto não é apenas a perda de um ente querido, mas também a perda de todo objeto que ocupa o lugar de um ente querido.
O homem e determinadas culturas vivem como se a vida fosse infinita e a partir do momento que depara com a perda de um ente querido muitasvezes não consegue lidar com essa situação e acaba desencadeando doenças, como por exemplo a depressão.
De acordo com Costa & Lima (2005),
Estamos vivendo um período de grandes descobertas na medicina como a decodificação do DNA (ácido dexorribonucléico), a clonagem de alguns animais, descobertas de fórmulas que possibilitam maior longevidade e avanços nos tratamentos das doenças. Contudo, ohomem não consegue desvendar a morte; ela continua sendo um grande mistério... Nos últimos anos, o homem ocidental alterou significativamente sua visão da morte podendo-se considerar que houve abrupta e rápida mudança relativa aos pensamentos e sentimentos expressos sobre ela. Parece-nos que é tempo de refletir e entender a morte como parte da vida, um acontecimento acompanhado de dor, sentimentode perda, que é vivido por qualquer ser humano e deve ser respeitado como um momento de sofrimento (p. 152).

Já Bowlby (1993) apud Domingos & Maluf (2003), a perda pode se tornar uma provação, tanto para quem a enfrenta como para os circunstantes, que muitas vezes não sabem o que fazer para consolar uma pessoa enlutada.
O luto é ao mesmo tempo uma tensão que atinge o indivíduo, sua família eos sistemas mais amplos da sociedade dos quais participa (BROMBERG, 1994). O comportamento desses sistemas acabam interferindo de algum modo no enfrentamento à crise do luto pelo indivíduo.
Domingos & Maluf (2003), dizem que “o luto, entendido como uma constelação de reações psíquicas, conscientes e inconscientes, a uma perda significativa, é uma experiência complexa que transcende o âmbitoindividual” (p. 577).

2. JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS
Esta pesquisa justifica-se em termos acadêmicos, em virtude de sua relevância e atualidade, considerando-se a necessidade da construção de um conhecimento sistematizado sobre o luto.
Este artigo tem como objetivo a compreensão do luto e como lidar com essa perda significativa na vida de um indivíduo.

3. MATERIAL E MÉTODO
Será utilizada a...
tracking img