Lusiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SECUNDÁRIA POETA ANTÓNIO ALEIXO
Ano lectivo 2010-2011

Português 12º ano


Características da poesia de Ricardo Reis




CARACTERÍSTICAS TEMÁTICAS


➢ O Epicurismo:busca de uma felicidade relativa, sem desprazer ou dor, através de um estado de ataraxia (tranquilidade capaz de evitar a perturbação).
➢ O Estoicismo: crença de que a felicidade só é possível seatingirmos a apatia, aceitarmos as leis do Destino e a indiferença face às paixões e aos males. A apatia, ou seja, a indiferença, constitui o ideal ético, pois, de acordo com o poeta, há necessidade desaber viver com calma e tranquilidade, abstendo-se de esforços inúteis para obter uma glória ou virtude, que nada acrescentam à vida.
➢ O paganismo: Reis cultiva a mitologia greco-latina e a crençanos deuses antigos.
➢ A irreversibilidade do tempo (cuja passagem tudo desgasta e corrói).
➢ A fugacidade da vida e a fatalidade da morte (ela deverá ser aceite com tranquilidade: não sofre a mortequem nada tem que o prenda à vida, disse Epicuro).
➢ O gozo dos prazeres com grande moderação (já que são efémeros e, como diz Epicuro, se devem caracterizar sobretudo pela ausência de dor, poisquando terminam, só deixam sofrimento).
➢ As ameaças do Fado (entidade implacável que oprime deuses e homens), da velhice e da morte.
➢ O elogio da vida rústica (“aurea mediocritas” de Horácio): emque a sua felicidade só é possível no sossego do campo e em ambientes bucólicos (comparável a Caeiro). A “aurea mediocritas” representa uma vida calma, fora da cidade, em contacto com a natureza e noconforto dos honestos prazeres quotidianos e domésticos, a fim de que o espírito, liberto das inquietações da vida pública, possa dedicar-se às letras, às artes e à filosofia.
➢ O sentimento de gozopelo momento presente , o “carpe diem” horaciano (com a consequente despreocupação de tudo quanto se relacione com o futuro).
➢ O autodomínio e a contenção dos sentimentos.
➢ O recurso ao vinho,...
tracking img