Lusiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 1524/ 1525 - Data provável do nascimento  1545 - Pensa-se que o poeta terá estudado em Coimbra, por volta dos anos 40-50  1550 - Está em Lisboa onde frequenta o Paço e diversos salões da alta nobreza, embora ele mesmo seja um fidalgo da pequena nobreza.

 1550 - Está em Lisboa onde frequenta o Paço e diversos salões da alta nobreza, embora ele mesmo seja um fidalgo da pequena nobreza.Colocam-se, em geral, nesta época, alguns “desterros” que terá sofrido por amores ou outras razões. Por exemplo, um desses “desterros” terá sido o de Ceuta, onde terá perdido um olho em combate. De volta a Lisboa, participa nos serões do paço e dá-se com algumas das principais damas da Corte. Leva uma vida de boémia e cheia de peripécias.  1552 - Na sequência de uma briga em que ferira umfuncionário do Rei, Camões é preso na cadeia do Tronco e, perdoado mais tarde pelo ferido, pede ao Rei também o seu perdão, argumentando que é “mancebo pobre” e que “vai este ano servir à Índia”.

 1553 - Parte para a Índia, no entanto, a fortuna não lhe sorri e alguns dos bens que tinha acumulado perdeu-os no naufrágio que sofreu no regresso de Macau, do qual teve de salvar-se a nado, salvando também omanuscrito de Os Lusíadas.

 1565 - Por volta desta altura, leva uma vida com menos dificuldades, pois era vice-rei D. Francisco de Coutinho, amigo do poeta. Camões formava de si mesmo um conceito altivo, fundamentado não só na consciência de ser um poeta genial, como na superioridade da sua cultura e ainda na convicção de ter orientado a sua vida apenas pela dedicação à pátria e pelos maisnobres interesses artísticos e espirituais, alheio a considerações de proveito próprio ou de enriquecimento. Daqui provém um orgulho acentuado, o sentimento de incompreensão e isolamento em relação à maioria, próprio dos humanistas.

 1567 – Regressa a Portugal. No entanto, por razões obscuras, o capitão do navio em que viajava deixou o poeta nas costas de Moçambique, onde o historiadorportuguês Diogo do Couto o encontrou vivendo pobremente, às custas de amigos. O historiador ajudou-o a embarcar para Lisboa, onde chegou em fins de 1569 ou começos de 1570, isto é, aproximadamente 17 anos depois de ter partido para a Índia.

 1572- Publica Os Lusíadas e passa a ter uma tença de 15000 réis anuais.  1580- Os últimos tempos da sua vida ficaram na tradição como tempos de miséria eabandono e, quando morreu, em 10 de Junho de 1580, D. Gonçalo Coutinho mandou colocar uma lápide na sua sepultura com a seguinte inscrição: “Aqui jaz Luís Vaz de Camões, príncipe dos poetas do seu tempo. Viveu pobre e miseravelmente e assim morreu.”

Camões assiste ao fim do ciclo épico dos Descobrimentos – séc. XVI · Sucessão de naufrágios – Sepúlveda (1522) · 1531 - Terramoto em todo o reino; ·1536 - Tribunal da Inquisição · 4 de Agosto de 1578 – derrota nos campos de Alcácer Quibir

queda do Império

Tribunal da Inquisição

Tribunal da Inquisição

D. Sebastião Tribunal da Inquisição Batalha de Alcácer-Quibir

Para melhor estudar Os Lusíadas temos de compreender melhor a época em que Camões viveu. No século XVI sucederam-se descobertas extraordinárias.

ARTE
- BrunelleschiArquitecto, artista, escultor, pintor, matemático

PINTURA
- Botticelli, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Rafael
Os nomes mais importantes da pintura nesta época, com inovações, como, por exemplo, a introdução da perspectiva, o uso do claro-escuro, a introdução da tela e da pintura a óleo.

IDADE MÉDIA
• Período histórico que se estendeu do

séc. V ao século XV.

• Teocentrismo: Deusno centro do mundo.
• Saberes dependentes da influência da igreja. • Visão do mundo bastante limitada. • Sociedade essencialmente agrária.

• Mentalidade bastante fechada.
• Preocupação com a alma ocultamento da figura humana. e

RENASCIMENTO
• Período de profundas mudanças:

políticas, culturais, económicas. • Antropocentrismo: centro do mundo.

religiosas Homem

e no

•...
tracking img