Luminescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO OSÓRIO
DIVISÃO DE ENSINO
ENSINO MÉDIO
[pic]

BIOLOGIA

PROFESSORA LOURDES MARIA

LUMINESCÊNCIA

TURMA 232

GRUPO: Ana Beatriz Silva

Ana Beatriz Rodriguez Felipe

Jacqueline Barboza

Patrick Matos

Ronald Calisto

Rio de Janeiro

2011

INTRODUÇÃO

Luminescência, numa acepção alargada, é qualquer emissão de radiação pela matéria. Contudo o termoé normalmente reservado aos processos emissivos que resultam de transições entre níveis eletrônicos.

O presente trabalho, necessariamente limitado, tem como proposta caracterizar a quimioluminescência, um dos tipos de luminescência. E algumas curiosidades sobre o presente tema.

OBJETIVO

Adquirir conhecimentos, a partir do aparato teórico científico que se possui, arespeito das reações luminescentes envolvendo os principais processos ocorridos na fluorescência e fosforescência.

JUSTIFICATIVA

Nas últimas décadas, o interesse em reações quimiluminescentes tem crescido e se diversificado. Recentemente, a quimiluminescência têm provocado grande impacto em análises químicas e bioquímicas, biologia celular, medicina e biotecnologia.Os letreiros luminosos de enorme variedade de cores, formas e movimentos que passaram a enfeitar a vida noturna dos grandes centros urbanos funcionam com base na fluorescência, fenômeno físico que revolucionou a iluminação das cidades e possui numerosas aplicações de grande importância.

Além disso, um dos maiores acidentes com o isótopo Césio-137 teve início no dia 13 de setembrode 1987, em Goiânia, Goiás. O desastre fez centenas de vítimas, todas contaminadas através de radiações emitidas por uma única cápsula que continha césio-137. O instinto curioso de dois catadores de lixo e a falta de informação foram fatores que deram espaço ao ocorrido.

A luminescência do césio atraiu a atenção de moradores da região que o passaram de mão em mão. Mais de 800pessoas foram contaminadas e pelo menos outras 200 morreram devido aos efeitos da radiação.

METODOLOGIA

Todos os componentes do grupo fizeram uma pesquisa na internet de possíveis temas para a Feira de Ciências e Tecnologia, após sucessivos debates foi escolhida a Luminescência, mas precisamente a Quimioluminescência.
Após a escolha do tema, todos os integrantes dogrupo fizeram novas pesquisas e a aluna Jacqueline Barboza ficou a cargo da digitação e formatação do trabalho, enquanto os outros alunos ficaram responsáveis em realizar as experiências[1].

➢ Apresentação em sala de aula.

Com a finalidade de manter a atenção dos alunos utilizaremos os seguintes recursos:

1) Apresentação em slides;

2) Experiências:

Materiais- Lâmpada de luz negra
- Espinafre e Hortelã
- Água Tônica
- Acetona
- Copos de Vidro

➢ Apresentação na Feira de Ciências.

O ambiente em que precisamos realizar a nossa experiência deve ser escura, visto que no local da exposição isto será impossível, será feito uma caixa para a realização das experiências, além de cartazes chamativos.

Materiais

- Papelão- Estilete

- Tinta Preta

- 2 Cartazes (cores ainda não decididas)

- Papel Camurça

DESENVOLVIMENTO

Luminescência é o fenômeno pelo qual os corpos emitem, em condições específicas e sob diferentes causas de excitação, radiações luminosas com maior intensidade do que corresponderia a sua temperatura. A emissão de luz não pode, portanto, seratribuída apenas à temperatura do corpo emissor.

A maioria dos sólidos e líquidos não é luminescente. O mercúrio, por exemplo, é luminescente no estado gasoso, mas não no líquido. Os cristais são, de modo geral, as fontes mais eficientes de luminescência, devido a sua estrutura atômica. Poucos materiais luminescentes são suficientemente eficazes para uso prático. Os mais comumente...
tracking img