Luminescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Antônio Luis Bastos

Trabalho De Química

Luminescência

Dá-se esse nome à uma emissão de luz temporária e com determinada coloração apresentada por certas substâncias quando estimuladas por calor, eletricidade, radioatividade, luz ultravioleta, luz infravermelha ou outra forma de energia, abaixo do ponto de incandescência.Os minerais podem apresentar vários tipos deluminescência. A triboluminescência, é a emissão de luz provocada por atrito; a termoluminescência é emissão de luz através do aquecimento do mineral; a fluorescência, através de uma radiação invisível. Esta última é a mais importante e mais útil na identificação de minerais.
A radiação eletromagnética
É emitida por um material luminescente, ocorre usualmente na região do visível, mas esta pode ocorrertambém em outras regiões do espectro eletromagnético, tais como ultravioleta ou infravermelho.O termo luminescência é utilizado como uma generalização do fenômeno. Há vários tipos de luminescência, que diferem entre si, pela energia utilizada para a excitação.
Radiação
Propagação de energia de um campo eletromagnético ou por partículas subatômicas. Ou seja, emissão de energia através de ondase/ou partículas.
Irradiação
Ato de fazer com que um material receba radiação proveniente de uma fonte externa.Fisicamente, a luminescência é explicada como a emissão quântica de energia luminosa, por um átomo excitado, quando este volta a seu estado de repouso;
Tipos de Luminescência
Os minerais podem apresentar vários tipos de luminescência. A triboluminescência, é a emissão de luz provocadapor atrito; a termoluminescência é emissão de luz através do aquecimento do mineral; a fluorescência, através de uma radiação invisível. Esta última é a mais importante e mais útil na identificação de minerais.
A fluorescência ocorre , sobre o efeito da radiação invisível, elétrons da substância absorvem energia e passam do chamado estado fundamental para o estado excitado. Ao voltar ao estadofundamental, eles liberam o excesso de energia na forma de radiação. Na fluorescência, esse processo ocorre em menos de 0,000.01 segundo.Nas lâmpadas fluorescentes comuns, usadas em casa, por exemplo, o tubo de vidro é revestido internamente por um material à base de fósforo, que fica excitado com a radiação ultravioleta que surge quando a corrente elétrica ioniza o gás existente dentro da lâmpada.Essa excitação produz a luz visível. Os gases mais usados são o argônio e o vapor de mercúrio.Se um mineral está em um ambiente totalmente escuro, obviamente fica invisível, aos nossos olhos, porque quando vemos um objeto na verdade o que vemos é a luz que dele emana, seja luz gerada por ele mesmo, seja aquela gerada por outra fonte, mas por ele refletida.Se esse mineral receber uma radiaçãoinvisível, como luz ultravioleta, luz infravermelha ou raios X, é de se esperar que continue invisível para nós, já que essas radiações não são visíveis. Mas, isso não acontece se ele for fluorescente. Nesse caso, o mineral fica iluminado, com uma cor que é típica para cada espécie e que, muitas vezes, é bem diferente de sua cor em luz visível. Cessado o efeito da radiação, ele volta a ficar invisível.Fluorescência, portanto, é uma luminescência de cor variável, emitida por uma substância enquanto está sob efeito de uma radiação invisível.Em alguns casos, depois de cessado o efeito da radiação invisível a luminescência persiste ainda por algum tempo, que pode ser de apenas alguns segundos. Nesse caso, diz-se que o mineral é fosforescente. Fosforescência, portanto, é um caso particular defluorescência. Todo mineral fosforescente é também fluorescente, mas o contrário não é verdadeiro.A duração da fosforescência depende muito da temperatura. Quando provocada por luz ultravioleta, dura até 1 min. São fosforescentes minerais como willemita, calcita, fluorita e diamante.A palavra fluorescência vem de fluorita, porque foi nesse mineral que o fenômeno foi descoberto. Outros minerais...
tracking img