Ludmilla oliveira sergipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
XVI SEMINARIO DE INTEGRAÇÃO CURSO DE MUSEOLOGIA E MUSEUS DA CIDADE DE SALVADOR: “Museologia e Patrimônios”.

O PATRIMÔNIO DO AGRESTE SERGIPANO E O MUSEU ARTÍSTICO E HISTÓRICO DE ITABAIANA “ANTONIO NOGUEIRA”

Ludmilla Silva de Oliveira
Gestora do Museu Artístico e Histórico de Itabaiana “Antonio Nogueira”
Museóloga COREM 1R 316-I
ludmilla.silvadeoliveira@gmail.com

Resumo: Itabaianalocaliza-se na região central do Estado de Sergipe e ocupa uma área de 364 quilômetros quadrados. É o mais importante município da microrregião do Agreste Sergipano. Atualmente a cidade com 123 anos de emancipação política e passa por inúmeras iniciativas de resgate da memória e do seu patrimônio. O presente texto apresenta os principais patrimônios dessa cidade e sua ligação com o museu municipaldando ênfase à política de valorização do patrimônio do município através da implantação dessa instituição. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa comparativa foi possível mapear e descrever idéias e fatos que acompanham o ideário de preservação que permeia tal iniciativa. Conclui-se que

Ludimila tanto o quali quantitativo – que são instrumentos complexos de pesquisa, como a comparação sãoMÉTODOS.

Palavras-chaves: Museu municipal. Patrimônio regional. Itabaiana.

Introdução

Repassamos, em primeiro lugar, alguns dados históricos sobre a cidade de Itabaiana extraídos de ??? (livro, autor, ano, etc.). Localizada na região central do Estado de Sergipe a 56 quilômetros da capital Aracaju, Itabaiana é o mais importante município da microrregião do Agreste Sergipano, iniciadocomo povoamento a partir de doações sesmarias a colonos entre o final do século XVI e início do século XVII. Eles construíram o Arraial Santo Antônio e edificaram uma capela que atualmente é conhecida por Igreja Velha. O local onde se encontra o atual centro do município de Itabaiana era conhecido, no século XVII, como Caatinga de Ayres da Rocha, em seu início era um sítio de propriedade do PadreSebastião Pedroso de Góes que o vendeu à Irmandade das Almas, entidade religiosa fundada em 1665, com a condição de nele ser edificado um templo sob a invocação de Santo Antônio e Almas de Itabaiana.
Quando da invasão dos holandeses a povoação foi visitada na esperança de se encontrar metais preciosos. Diversas expedições oficiais ocorrem no intuito de explorar as propaladas minas deBelchior Dias Moreia, contudo, nada se encontrou. A povoação foi elevada à condição de vila pela portaria de 20 de outubro de 1697 e efetiva-se em 1698. Itabaiana tornou-se vila sob nome de Santo Antônio e Almas de Itabaiana. Durante o século XVIII e XIX, a vila era a maior de Sergipe, ocupava grandes porções do atual agreste e sertão sergipano e terras do atual sertão baiano.
Em 1820, a vila deItabaiana atuou ativamente em prol da emancipação política de Sergipe, que até essa data era dependente da Bahia. Em 28 agosto de 1888, pela resolução 1331, foi elevada à condição cidade. Devido ao desenvolvimento econômico e processo de divisão administrativa, Itabaiana se desmembrou em diversos municípios, mas tornou-se o mais importante município do interior sergipano. A cidade é atualmentedestaque no comércio, na agricultura e na vida intelectual de Sergipe.
Isso posto, evidenciamos os principais patrimônios do município de Itabaiana-SE como também comentamos a recente implantação do museu que vem, justamente, para valorizar seu patrimônio cultural e direito a memória a partir das ações da Secretaria de Cultura Municipal em prol do exercício fundamental de cidadania, e queservem de base para a construção da memória coletiva da sociedade. Com tal iniciativa esta Secretaria procura se alinhar com as mais recentes preocupações ao se lidar com patrimônios culturais que sublinham a importância da diversidade cultural como elemento indispensável para a construção da dignidade social e do desenvolvimento integral do ser humano e, além disso, compartilhando da idéia de que...
tracking img