LUDICO, O PRAZER DE BRINCAR E SUA RELAÇÃO AO PRAZER DE APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UCAM- UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
JULIANA MARIA HAMAMURA











LUDICO, O PRAZER DE BRINCAR E SUA RELAÇÃO AO PRAZER DE APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL.















PASSOS/MG
2013



UCAM- UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
JULIANA MARIA HAMAMURA










LUDICO, O PRAZER DE BRINCAR E SUA RELAÇÃO AO PRAZER DE APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL.Artigo Cientifico Apresentado à Universidade Candido Mendes- UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Infantil, Especial e Transtornos Globais.





PASSOS/MG
2013
























Dedico esse trabalho a todas as pessoas que de uma forma ou de outra me ajudaram a concluir mais essa etapa em minha vida.Quero agradecer primeiramente a Deus, pois sem ele nada é possível, não podia deixar de agradecer a toda minha família pelo apoio, paciência e dedicação para comigo.










RESUMO



O presente estudo procura analisar a concepção de Lúdico na Educação Infantil, particularizando a alfabetização das crianças como agentesocializador e promovedor do desenvolvimento em todos os seus aspectos. Isso me leva a elaborar um trabalho bibliográfico, tendo como fonte principalmente livros e artigos. A alfabetização das crianças através do lúdico na Educação Infantil é uma ação didática eficaz que é, praticada nas escolas de educação infantil como fator preponderante para integração da criança à sociedade. Esse estudo sobre asatividades lúdicas na educação infantil como fator importante para o desenvolvimento da criança enfatiza a importância desta para a aprendizagem, para o desenvolvimento e para a interação da criança na sociedade. Assim, o presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as atividades lúdicas na educação infantil, buscando compreender seus principais conceitos e objetivos, sua função no campoeducacional principalmente para o trabalho do professor e de sua relação com os demais envolvidos na educação que são a escola, os pais e a sociedade onde eles vivem. Dessa forma, o papel do professor é de mediador e facilitador, interagindo com os alunos por meio do ensino. A prática do lúdico na educação infantil permite à criança se descobrir e a descobrir o seu papel na sociedade e com isso elaabre o caminho para o seu desenvolvimento. Desse modo, o lúdico na educação infantil é uma ação, talvez a mais importante dentre outras mais, que busca o aperfeiçoamento da aprendizagem e desenvolvimento da criança. Finalizando, com esse trabalho, percebemos a importância da alfabetização lúdica e do cuidado com as crianças na educação infantil bem como na busca de uma Educação melhor e de umaaprendizagem mais enriquecedora à criança.

Palavras-Chave: Alfabetização- Atividades Lúdicas- Criança- Educação Infantil.


















ABSTRACT




This study seeks to analyze the design of Playful Childhood Education, individualizing children's literacy as a socializing agent and promoter of development in all its aspects. This leads me to prepare a bibliographicwork, and as a source mainly books and articles. The children's literacy through playful in Early Childhood Education is an action that effective teaching is practiced in elementary schools as a major factor for the integration of the child into society. This study of the play activities in early childhood education as an important factor for child development emphasizes the importance of this forlearning, development and interaction of children in society. Thus, this paper aims to reflect on the play activities in early childhood education, seeking to understand its key concepts and objectives, their role in the educational field especially for the teacher's work and its relationship with others who are involved in school education parents and the society in which they live. Thus, the role...
tracking img