Ludicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE FAZ-DE-CONTA NO PROCESSO PEDAGÓGICO
Embora o brincar sempre tenha feito parte do cotidiano infantil nem sempre lhe foi dada a devida importância. Faz-se necessário olhar o brincar através do tempo, pois a presença de atividades lúdicas desde os tempos primitivos tem se evidenciado através de registros de brinquedos infantis em várias culturas, desde a pré-história,caracterizando-se como atividade fundamental, por ser intrínseco à alma humana; o que deixa claro que brincar é inerente à natureza de qualquer indivíduo, seja qual for a sua origem, sua época e faz parte de todo seu percurso através dos séculos.
Nas civilizações antigas, a exemplo de Egito e Grécia, o lúdico estava presente até no dia-a-dia dos adultos e era a família quem educava os filhosensinando ofícios e artes. Devido à aprendizagem da escrita, aos poucos a educação vai deixando de ser tarefa da família e se tornando tarefa da escola, que já se preocupava com ensino apropriado para esta idade, a exemplo do jogo e diversão usados no ensino de matemática no Egito (Ramos apud Manacorda). Mas, é o grego Platão quem primeiro apresenta estudos sobre o lúdico e suas influências na educação ea importância dos jogos no desenvolvimento das crianças como facilitador no seu processo de aprendizagem da matemática.
_____________________
1 - Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia na disciplina de Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e Artes no ano de 2009.
2- Graduado em Educação Física pela Universidade do Sul de Santa Catarina no ano de 2009.
Durante a Idade Média, háuma revolução cultural que tem como fator central a religião.Com a ascensão do cristianismo, que relacionava o jogo ao prazer profano e imoral, a pedagogia passa a ser repressiva baseada na disciplina, no controle, na obediência e levando em consideração apenas as necessidades do mundo adulto, torna-se sem sentido para as crianças que têm como única saída fugir da escola em busca dos folguedos ebrincadeiras. A partir do século XVI, com o advento do mercantilismo e o nascimento do pensamento pedagógico, o lúdico começa a tomar importância e a ser utilizado pelos jesuítas no ensino de gramática e ortografia.
Aproximadamente entre os séculos XVII e XVIII, novos movimentos culturais surgem rompendo com o modelo pedagógico voltado para o modelo HOMEM - ADULTO, passando a levar em conta outrossujeitos, a exemplo da mulher, da criança, do deficiente. Considerando-se a criança diferente do adulto, com um processo evolutivo e com valores próprios - a fantasia, igualdade, comunicação, descobre-se a INFÂNCIA, e surge um novo conceito de criança, que passa a ser o sujeito da educação, o que muda as instituições educativas e as ciências humanas para dar conta desse sujeito. Surge o ensinoatravés dos jogos defendido por Rousseau, que traz conceitos novos como respeito ao ritmo de crescimento das crianças e valorização das características infantis; Fröebel que contribui com a idéia do jogo revelando as tendências infantis e a importância do jogo livre no desenvolvimento da criança, etc; além de Pestalozzi, Dewey e Montessori, que enfocaramo uso da pedagogia dos jogos.
Mais tarde,Vygotsky e Piaget apresentam novas propostas científicas que valorizam a participação ativa do sujeito na aprendizagem. Vygotsky conferindo funções pedagógicas às atividades lúdicas, principalmente os jogos, as brincadeiras e o faz-de-conta. Já Piaget, em seus estudos, acredita que o jogo tem um caráter bem mais amplo, constituindo-se na expressão e na condição para o desenvolvimento infantil, postoque as crianças, quando jogam, assimilam e podem transformar a realidade.
ABORDAGENS TEÓRICAS
Para Kishimoto, o uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos é importante instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. A autora limita as funções educativas apenas aos brinquedos educativos, principalmente quando classifica-os de acordo com as habilidades...
tracking img